TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procissão Marítima: O caso da Procissão Marítima em Angra dos Reis

Por:   •  30/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal de Ouro Preto

Jéssica Geysla Duarte

Turismo Náutico        

O caso da Procissão Marítima em Angra dos Reis

Ouro Preto

2015


Jéssica Geysla Duarte

Turismo Naútico

O caso da Procissão Marítima em Angra dos Reis

Projeto apresentado ao curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto, como requisito à aprovação na disciplina projeto de pesquisa.

Prof.: Marcelo Ramos

Ouro Preto

2015

SUMÁRIO

TEMA DA PESQUISA:        

INTRODUÇÃO        4

DELIMITAÇÃO DO UNIVERSO DA PESQUISA        

JUSTIFICATIVA        

PROBLEMÁTICA DA PESQUISA        

PROBLEMA GERAL        

PROBLEMAS ESPECÍFICOS        

OBJETIVOS        

OBJETIVO GERAL        

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

HIPÓTESE        

METODOLOGIA        6

CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIA  BIBLIOGRÁFICA        8

Turismo Náutico: O caso da Procissão Marítima em Angra dos Reis

TEMA DA PESQUISA: Turismo Náutico em angra dos reis

ÁREA: Turismo de eventos

OBJETO DE ESTUDO: Procissão marítima de Angra dos Reis

INTRODUÇÃO 

           

A Procissão Marítima de Angra dos Reis teve origem em 1º de janeiro de 1978 quando José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor da Rede Globo de Televisão, reuniu um grupo de amigos e com as imagens de Nosso Senhor dos Navegantes e Nossa Senhora da Piedade criou a primeira edição do evento.

Três anos depois, evitando qualquer conflito com a Igreja Católica, já que eram usadas imagens sacras, e com a proposta de envolver pessoas de todos os credos e raças no evento, os santos deixaram de ser utilizados. A festa já havia se transformado em profana, com uma única preocupação: comemorar a chegada do novo ano com o máximo de alegria.

Contudo, é necessário se pensar na relevância do que esse evento traz para o turismo náutico de Angra dos Reis. Sendo assim, o presente trabalho busca fazer um estudo sobre o evento da procissão marítima, situada na cidade de Angra dos Reis, que acontece todo primeiro dia do ano, relatando um breve histórico de como o evento influência na economia e na percepção do turismo para a cidade, desde seu início até os dias atuais. Além de discutir, em uma pesquisa de campo, os impactos do evento para a cidade.

  1. DELIMITAÇÃO DO UNIVERSO DA PESQUISA

Este trabalho teve como foco a percepção de operadores turísticos, entusiastas da atividade náutica, gestores de empreendimentos e dirigentes públicos de Angra dos Reis, a respeito das características, potenciais impactos ambientais e conflitos socioculturais relacionados ao evento da procissão marítima.

 JUSTIFICATIVA

O município de Angra dos Reis desponta como um dos de maior potencial para o desenvolvimento do turismo marítimo. Sua localização, entre o Rio de Janeiro e São Paulo e o relevo de sua costa com a Baía da Ilha Grande e outras tantas ilhas são fatores que levam Angra dos Reis a possuir hoje mais embarcações cadastradas em sua Agência da Capitania dos Portos do que carros emplacados pelo Departamento de Trânsito.

A tradicional Procissão Marítima de Angra dos Reis tem início com a concentração de cerca de 1.600 embarcações na Praia de Jurubaíba. As embarcações são enfeitadas e navegam pela Baía de Ilha Grande até a praia do Anil, no centro da cidade, com o acompanhamento de um trio elétrico animando a galera. A premiação das embarcações vencedoras acontece à noite, na Praia do Anil, com atração musical.

Era comum ver o inesquecível Ayrton Senna em seu ultra leve sobrevoando a procissão, o iate Lady Laura de Roberto Carlos e o Tri- Campeão de Fórmula 1 Nelson Piquet, e tantas outras estrelas da tv e do esporte, que escolhiam o mar de Angra para iniciarem o ano novo.

Depois de mais de 10 anos à frente da coordenação da Procissão, Boni se afastou da organização, e então a Prefeitura de Angra assumiu totalmente o evento, passando assim a tocar a sua principal festa sozinha.

Em 2014, em sua 36ª edição, os participantes do evento, além de curtir o passeio marítimo, dançando e cantando, refrescam-se com jatos d’água lançados por rebocadores. Os convites podem ser adquiridos em um espaço montado no cais de Santa Luzia, no centro de Angra para a venda dos convites. E antes do evento os abadás ficam a venda nos estandes das embarcações participantes.

Diante dessa crescente procura por turismo marítimo buscamos explorar um dos principais eventos de Angra, que abre o calendário turístico da cidade. E proporciona a movimentação de turistas de todos os lugares do Brasil.

 PROBLEMÁTICA

  1. Geral

Qual a importância do evento Procissão Marítima para o turismo de Angra dos Reis?

  1. Secundária
  • A ocorrência do evento é benéfica para a imagem turística da cidade de Angra?;
  • Qual a preocupação do evento em relação aos possíveis impactos ambientais?;
  • Avaliar se há retorno para a economia local;
  • Existem conflitos entra a realização do evento e a igreja?;
  • Há investimento ou apoio do governo para que o evento seja realizado?

4 - OBJETIVOS

Objetivo Geral

Pesquisar e analisar o Turismo Náutico tendo como foco a procissão marítima, que abre o calendário de eventos de Angra dos Reis 

Objetivos Específicos

- Investigar e compreender o modo como o Turismo Náutico está associado à realização do evento da Procissão Marítima;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (261.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com