TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre o Documentário "Panair do Brasil"

Por:   •  9/11/2018  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário “Panair do Brasil” (2007), dirigido por Marco Altberg, narra a história da companhia aérea Panair do Brasil. Desde sua fundação em 1929 até seu polêmico fechamento em 1965. No filme, é possível ver como a aviação comercial foi um marco na história da sociedade brasileira e o papel que a Panair desempenhou na construção da viagem de avião como um símbolo de status.

Durante todo o documentário, ex-funcionários e passageiros da companhia aérea descrevem diversas situações que evidenciam que, no século passado, viajar de avião era um ato de glamour que só a classe mais alta da sociedade brasileira realizava. Cantores, intelectuais e militares de alto escalão tinham seus nomes publicados nos jornais do país nos dias em que decolavam em direção a Europa nas aeronaves da Panair. A primeira Coca-Cola de muitos brasileiros foi a bordo de um avião da companhia; na época, o refrigerante não havia ainda chegado à massa.

Atualmente, entretanto, passagens de avião estão acessíveis para serem adquiridas por grande parte da população brasileira. Com opções de pagamento que muitas vezes chegam a parcelar o preço integral da tarifa em dez vezes, viajar de avião não é mais um ato de status e prestígio social reservado aos ricos. Hoje, há empresas consideradas low fare e low cost atuando no Brasil e abrangendo o mercado para as classes mais baixas; estas oferecem serviços mais básicos, com poucos benefícios incluídos no preço da passagem, mas que ainda assim cumprem seus respectivos papéis de transportar com rapidez e efetividade os passageiros pelo ar.

É interessante como o panorama do transporte aéreo mudou em questão de algumas décadas: deixou de ser algo elitista e restrito a minoria dos brasileiros, e tornou-se uma forma de locomoção mais acessível para a maior parte do país. Ainda que com algumas limitações, como o fato de as empresas com o melhor serviço de atendimento serem as com passagens mais cara, no Brasil pode-se dizer que, atualmente, a viagem de avião deixou de ser algo exclusivo de celebridades e da elite, incluindo em seu público as camadas de massa da população brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com