TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre A Camada de Aplicação

Por:   •  19/6/2018  •  Artigo  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: William Felipe Stelzer

Curso: Redes de computadores – Introdução a redes de computadores.

Professor: Rafael Rehm

Resenha Sobre Camada de Aplicação

Introdução

No modelo TCP/IP, a camada de aplicação pode ser relacionada à interação direta entre o usuário final e a aplicação ou função lógica correspondente. Na camada TCP/IP, bem como nas outras camadas são utilizados protocolos de comunicação padronizados pelas RFCs (traduzido como RdM ou requisição de mudança).

É nessa camada que o usuário fornece e requisita as informações necessárias, normalmente já representada graficamente com seus correspondentes protocolos para atuação em rede. Com base nas informações recebidas, os dados obtidos na camada de aplicação seguem para as camadas inferiores adiconando os cabeçalhos necessários, fazendo com que o host de destino (que pode ser tanto um servidor quanto outro host) estabeleça uma conexão (por meio do IP e da PORTA) e comute as informações.

Como funciona

Um exemplo de funcionamento dessa camada é quando utilizamos um navegador Web, onde por meio da representação gráfica(API) e com uso do protocolo da aplicação (http) digitamos o endereço de um site de interesse (DNS). As informações digitadas no campo de preenchimento são encaminhadas ao destino, que por meio de sua correspondente aplicação retorna as informações que solicitamos (o site abre na aplicação web utilizada). Nesse exemplo é possível, por meio da barra de status do navegador, acompanhar todos os passos do estabeleciomento da conexão: requisição de conexão, envio da mensagem para o servidor, aprovação, resposta, mensagem final recebida.

Agora que sabemos como funciona a camada de aplicação, vamos falar especificamente sobre o protocolo DNS.


DNS

O protoclo DNS (traduzido para Sistema de Nomes de domínios) localiza e traduz o IP (172.217.30.99) do endereço em um nome de domínio (ex: endereço de uma página: http://www.google.com.br), o que facilita para o usuário final que precisa acessar um endereço na rede (por um app web que usa http)  sem a necessidade de decorar o número do IP.

O DNS é um nome único. Esses nomes são controlados e registrados por uma organização específica: a ICANN(traduzido para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) hospedado em vários servidores específicos pelo mundo (segundo o site weblink, existem 13 servidores raíz), proporcionando maior segurança no caso de um servidor raíz parar de funcionar, outro manterá o funcionamento. Por se tratar de um endereço único, o DNS segue um padrão hierárquico: “quem registrar primeiro usa”.

A representação do servidor raíz pode ser identificada pelo . final no endereço, seguindo a hierarquia dos TLDS(traduzido para Domínio de Topo) e a terminação específica de cada país (.br)

Como conclusão a respeito dessa visão geral sobre o DNS, é possível afirmar que é graças ao DNS (bem como outros protocolos) que a internet é possível, e assim podemos acessar nossos sites com tamanha facilidade e segurança.

Fontes:

 Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP#A_camada_de_aplicação

https://pt.wikipedia.org/wiki/Simple_Mail_Transfer_Protocol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com