TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Manual de Orientação das Atividades da Disciplina

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

Manual de Orientação das Atividades da Disciplina[pic 7]

         Prática de Ensino: Reflexões

         Sumário        

[pic 8]

[pic 9]

  1. INTRODUÇÃO

Este manual foi elaborado pela equipe da Coordenadoria de Estágios em Educação (CEE) para fornecer orientações referentes às atividades avaliativas da disciplina de cunho prático Prática de Ensino: Reflexões.

Antes da leitura deste manual, é essencial que você já tenha estudado com empenho o livro-texto e a videoaula da disciplina.

O estágio supervisionado é o período no qual o estudante da licenciatura tem a oportunidade de vivenciar experiências em situações reais de ensino e aprendizagem, sendo, portanto, um momento essencial para sua futura atuação docente.

As atividades da disciplina Prática de Ensino: Reflexões propõem uma reflexão profunda e direcionada com relação ao contexto escolar e à prática de ensino observada ao longo da realização do estágio supervisionado.

Caso você ainda não tenha realizado o estágio, deverá focar seu olhar na prática de ensino de algum professor que ministra aula na Unip EaD para realizar a Atividade 1. Para realizar a Atividade 2, indica-se uma atividade alternativa. Dessa forma, o estudante que não conseguiu realizar o estágio não será prejudicado de forma alguma.

Esta é a única das disciplinas de Prática de Ensino que exige a elaboração de atividades individualmente, portanto, trabalhos realizados em grupo obterão nota ZERO.

  1. POSTAGENS

Para fins de avaliação desta disciplina serão solicitadas duas atividades relacionadas à análise crítico-reflexiva da prática de ensino em todas as suas dimensões.

O período de postagem de cada atividade será divulgado por meio de aviso no Ambiente

[pic 10]

Virtual de Aprendizagem (AVA) Blackboard. Acesse os avisos frequentemente para não perder nenhum prazo.

Siga as orientações e respeite a ordem das postagens. No período da Postagem 1 deve ser postada a Atividade 1 e no período da Postagem 2 deve ser postada a Atividade 2.

  • Postagem 1 – Atividade 1: Avaliação Crítica de Cinco Aulas.
  • Postagem 2 – Atividade 2: Relatório de Estágio Supervisionado (ou Relatório sobrea Dimensão Prática do Curso).

O estudante que por algum motivo não consiga efetuar a Postagem 1 não deve deixar de efetuar a Postagem 2, pois esta última tem peso maior e fará diferença mesmo no caso de ser necessário realizar o Exame.

Após essas duas postagens mencionadas, caso a média não seja atingida ou caso você perca algum prazo de postagem, poste as duas atividades em um único arquivo (Atividade 1 e Atividade 2), no período de exame (Postagem 3).

  • Postagem 3 – Exame: postar as atividades 1 e 2 em um único arquivo.

O período e os procedimentos de postagem de cada atividade serão divulgado por meio de AVISO disponibilizado na pasta da disciplina, em seu AVA. Acesse os avisos frequentemente para não perder nenhum prazo!

  • Poste o arquivo em .doc, .docx ou .pdf. (preferencialmente em .pdf, pois a formata- ção permanece inalterada).
  • Caso seja postado um arquivo corrompido (que não abra ou que não apresente conteúdo algum) ou um arquivo com o trabalho de outra disciplina, você receberá nota zero. Portanto, verifique com atenção os arquivos antes de postá-los.
  • A pesquisa é extremamente importante para sua formação profissional e acadêmica. No entanto, ao utilizar um conteúdo pesquisado é importante reescrevê-lo com suas próprias palavras e citar suas referências. Trabalhos considerados plágio obterão nota zero.

[pic 11]

  • Não serão aceitos trabalhos pré-existentes, mesmo que o trabalho seja de autoria do estudante. Ou seja, o trabalho precisa ser inédito. Trabalhos encontrados em sites que disponibilizam trabalhos prontos na internet serão considerados plágio e obterão nota zero.
  • Para auxiliar os professores nas correções, é utilizada uma PLATAFORMA ANTIPLÁ- GIO, portanto, caso você copie trabalhos da internet (mesmo que copie trechos de vários sites) poderá ter seu trabalho invalidado no momento da correção.
  • Seja ético(a) e comprometido(a) com sua formação acadêmica; estude e elabore seus próprios textos para construir seu conhecimento e adquirir aprendizagem significativa.
  • É obrigatória a realização dos trabalhos individualmente, não serão aceitos trabalhos realizados em grupo!
  1. FORMATAÇÃO

Os trabalhos devem ser redigidos com as regras da norma padrão da Língua Portuguesa, devem apresentar coerência e coesão textual. Além disso, é necessário seguir as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

  • Letra: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento entrelinha: 1,5 cm.
  • Alinhamento do texto: justificado.

[pic 12]

  1. CHAT

Além de elaborar e postar as atividades, será necessário participar de um dos chats que ocorrerão ao longo do semestre letivo. Não deixe de participar, pois será atribuida nota referente a esta participação!

Antes de participar do chat, estude todo o material pedagógico da disciplina; assim, será possível aproveitar ao máximo o momento do chat para sanar suas dúvidas.

As datas dos chats serão divulgadas por meio de aviso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Blackboard.

  1. ATIVIDADES SOLICITADAS

Neste capítulo são apresentados os detalhes relacionados a cada uma das atividades avaliativas da disciplina Prática de Ensino: Reflexões.

A dimensão reflexiva é imprescindivel para a formação docentem pois permite desenvolver a atitude científica de observar o contexto educacional em todas as suas dimensões, o que favorece o desenvolvimento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (297.5 Kb)   docx (190.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com