TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NA MATEMÁTICA

Por:   •  3/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.759 Palavras (28 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI

PROGRAMA DE POS-GRADUACAO

UNIASSELVI-POS

A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS NA MATEMÁTICA

 NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Francisca Claudia Fernandes de Souza1

Helena Hazuko Hassegama Ezama 2

RESUMO

O grande desafio do processo de ensino matemático é estabelecer critérios de aprendizagem através de experiências vivenciadas pelos próprios alunos e professores. Ensinar Matemática pode ser um desafio, mas é também oportunidade de grandes realizações para o educador, que tem a chance de proporcionar ao estudante ganhos conceituais, procedimentos e atitudinais que poderão perdurar por toda sua vida, influenciando decisões cotidianas e até mesmo escolhas profissionais. O presente Trabalho de Pós-Graduação tem por objetivo apresentar as contribuições dos jogos  no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Neste estudo serão discutidas situações que envolvam a matemática e jogos através de brincadeiras. No Ensino Fundamental I implica colocar em prática uma proposta de ensino através dos jogos e brincadeiras, em que os próprios alunos construam, desenvolvam e adquiram conhecimentos relacionando a matemática, de forma agradável  e divertida. Aborda-se a importância das brincadeiras e jogos como instrumento de total relevância para aos alunos o ensino de conceitos básicos na matemática. Por fim o trabalho traz a forma de ensinar e aprender matemática através de jogos e nos convence que tão somente dessa maneira pode- se chegar a uma aprendizagem significativa, que realmente capacite os alunos em sociedade, com formas de convívio menos alienantes e mais prazerosas. Alem de valorizarem o aspecto lúdico da aprendizagem os jogos tem papel importante na integração da criança ao contexto escolar.


Palavras-chave: Jogos, Brincadeira, Matemática, Contribuição, Educação Fundamental.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho de Pós Graduação tem como temática, A importância da contribuição dos jogos na matemática no Ensino Fundamental  I, objetivando uma abordagem simples que nos faça compreender, o quanto  o jogo  pode ser uma fonte de aprendizagem importante na vida dos alunos. Os jogos lúdicos ajudam os docentes nos seus trabalhos, pois alia a brincadeira  com conhecimento, provocando benefício pelo conteúdo. A inclusão de jogos na disciplina de Matemática possibilitar decrescer barreiras expostos por muitos de nossos estudantes que receiam a Matemática sentem-se inabil para aprendê-la. Incorporado da postura de jogos, onde é impraticável uma conduta desinteressada  e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo em que estes estudantes conversam Matemática, apresentam também dificuldades nos seus processos de aprendizagem.

A problematização do trabalho é como mostrar a contribuição da utilização  dos jogos no processo de ensino  e aprendizagem do Ensino Fundamental I tem por objetivo refletir e analisar como despertar o gosto e o prazer na aprendizagem da matemática por meio dos jogos. Neste estudo serão discutidas situações que envolvam a matemática e jogos através de brincadeiras. No Ensino Fundamental implica colocar em prática uma proposta de ensino através dos jogos e brincadeiras, em que os próprios alunos construam, desenvolvam e adquiram conhecimentos relacionando a matemática, de forma alegre e divertida. Aborda-se a importância das contribuições das brincadeiras e jogos como instrumento de total relevância para aos alunos o ensino de conceitos básicos na matemática.

Por que trabalhar o gosto e o prazer na aprendizagem da matemática por meio dos jogos? Porque a linguagem ou expressão lógico-matemática está presente na vida cotidiana dos alunos, o que significa que não se pode desvincular nas diferentes situações diárias.

Por isso, falar sobre este tema na Educação do Ensino Fundamental implica colocar em prática uma proposta de ensino, através dos jogos e brincadeiras em que os próprios alunos construam, desenvolvam e adquiram conhecimentos relacionando a matemática de forma alegre e divertida.

Nessa perspectiva os alunos constroem o conhecimento a partir dos convívios  que estabilizam com as outras pessoas e com o centro em que existem.

A Escola de Ensino Fundamental é um espaço de interação, onde oferece os alunos condições para que as aprendizagens ocorram nas brincadeiras e naquelas provenientes  de posição didáticas  propositais  ou conhecimentos orientadas pelos adultos.

É interessante destacar-se , porém, que esses conhecimentos, de natureza diversa, ocorrem de maneira composto  no processo do crescimento pueril. Para tanto, como educadores da Ensino Fundamental devemos refletir sobre a importância das práticas educativas voltadas para os alunos que muitas vezes ainda são crianças, pois a idade fica entre 10 á 11 anos.

A escolha do tema tem como ponto de partida a necessidade de conhecer a contribuições dos jogos na linguagem lógico-matemática.

Acredito que o jogo possibilita uma experiência original, reveladora mesmo que as crianças estejam repetindo a brincadeira pela milésima vez, pois o brincar promove interações, descobertas e aprendizado. No primeiro momento aborda as contribuições de diferentes autores sobre o uso dos jogos no contexto educativo, e em especial no contexto das aulas de Matemáticas. O segundo momento, Vivenciando e avaliando atividades com jogos, é dedicado ao estudo de possibilidades de trabalho com aproveitamento de brincadeiras no ensinamento de Matemática, discutindo o potencial de elaboração de jogos por alunos e professores. No tratamento dessas possibilidades são discutidos alguns modos de intervenção pedagógica e estratégias de avaliação, com ênfase  na utilização de instrumentos avaliativos ainda pouco explorando nas  práticas de ensino de Matemática. No Terceiro momento Jogo na educação matemática, inicia o estudo dessa outra temática,  reflexões e questões teóricas sobre o ensino e a organização do jogo matemáticos, contemplando orientações de diferentes autores que vem se dedicando ao trabalho sobre os jogos matemáticos no ensino e aprendizagem.

Finalmente, no quarto e ultimo momento, serão apresentados  alguns jogos que podem ser de grande utilidade para professores que desejem trabalhar com jogos em sala de aula Estes jogos possuem características que possibilitam a interatividade entre os alunos e os conceitos matemáticos, sendo que há muitas outras possibilidades de ações que extrapolam as descritos neste trabalho.

Além das regras e dos materiais necessários para a realização de cada jogo, busquei em alguns deles, fazer algumas observações e reflexões que poderão ajudar o leitor a melhor compreender o significado matemático e didático de cada jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44 Kb)   pdf (933.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com