TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Brasileira Relatório Escolar

Por:   •  8/9/2018  •  Seminário  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO FINAL

O trabalho de conclusão de curso, intitulado o uso dos jogos no ensino médio, o futsal, foi um trabalho muito prazeroso, pois compreendeu se todo o dinamismo dos jovens, frente uma atividade esportiva que os alunos muito se identificam.

O trabalho teve início com um projeto teórico elaborado, o fim de se aliar teoria a pratica sobre o futsal no ensino médio, numa turma do 1ºano.

De início foi necessário ir à escola e apresentar a carta de apresentação e autorização da escola. Onde o gestor me atendeu muito bem, como também toda equipe escolar. Ao iniciar os trabalhos, foi feito uma observação na sala de aula, onde a professora apresentou uma postura ética e critica muito boa, sabendo conduzir o trabalho pedagógico, utilizando uma metodologia critica construtivista, levando os alunos a pesquisa e refletirem sobre o resultado de sua pesquisa.

Após várias observações na sala de aula, utilizando os instrumentais como fichas, diários e plano de aula, foi então que propus ministrar as aulas, utilizando o plano e preenchimento de diário. De início foi ministrada uma aula teórica, sobre o uso do futsal e sua importância para a aprendizagem. Após a explicação foi elaborada uma atividade sobre o futsal e suas regras. Assim, as aulas aconteceram dentro da normalidade prevista e sempre sobre a observação do professor.

No final foi proposto algumas aulas práticas de futsal, onde os alunos utilizaram as regras e se comportaram muito bem.

Após as aulas teóricas e práticasfoi elaborado os relatórios e os anexos, a fim de concluir o trabalho. Assim a educação requer liberdade de aprender, ensinar pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. (LDB, art.206. II pág. 56 2001 )

De acordo com correia(2006,p.31)

Citando Oliveira (2006) “também não defende a eliminação do esporte nem da competição das aulas de educação física, mas assim a ressignificação crítica do esporte e do significado da competição” (p.6), assim, a educação física bem trabalhada na escola enriquece as aulas, matem a disciplina e contribui na elaboração de regras e a aprendizagem como um todo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Correia, Marcos Miranda – Trabalhando com jogos cooperativos. Em busca de novos paradigmas na Educação Física (Marcos Miranda Correia –Campinas – SP, Papirus, 2006 – 4º Edição – 2010.

LDB – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 2ª Edição – Centro de Documentação e Informação Coordenação de Publicação – Paraíba – 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com