TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Contábil Patrimonialista

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA PATRIMONIALISTA

A Escola do Pensamento Contábil Patrimonialista, desenvolvida em 1926 principalmente pelo italiano Vincenzo Masi, tinha como objeto da contabilidade o patrimônio, uma vez que esse é uma grandeza que se transforma com o desenvolvimento das atividades econômicas, por isso, deve ser reconhecido para analisar e mensurar de forma efetiva os motivos das variações de um período, sendo, dessa forma, condizente com a amplitude da contabilidade. De acordo com essa escola, a contabilidade é uma ciência, logo, tem leis e princípios próprios, que estuda e interpreta os fenômenos patrimoniais, além disso, ela defende os princípios estático e dinâmico da riqueza.

A doutrina patrimonialista tem como base princípios de que o objeto da contabilidade é o patrimônio aziendal; os fenômenos patrimoniais são fenômenos contábeis; a contabilidade é uma ciência social; a contabilidade se divide em três ramos na sua parte teórica: estática patrimonial, dinâmica patrimonial e revelação patrimonial.

O primeiro ramo, da estática patrimonial, tem como objetivo a análise do patrimônio em seu aspecto estático (equilíbrio funcional e financeiro dos elementos patrimoniais). O segundo ramo, dinâmica patrimonial, estuda o patrimônio na sua condição dinâmica (obtenção e emprego de capitais). Por último, a revelação patrimonial se configura como um conjunto de princípios e de normas que regem a individuação e a representação qualitativa e quantitativa, do patrimônio, em dado instante e na sucessão deles, especialmente monetária ou valorativa.

Graças a essa escola, a contabilidade passou a ter um certo nível de autonomia científica. Por isso, tornou-se predominante e se tornou uma das correntes mais poderosas dessa ciência. Uma vez que essa passou a possuir métodos próprios. Ela foi, no entanto, sendo aprofundada e estudada, de forma que abriu espaço para a criação de novas correntes, como, por exemplo, o Neopatrimonialismo, a mais nova e atualizada corrente de pensamento científico em Contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com