TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Frequência cardíaca na educação física

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

Escola Estadual Dom Aquino Correa

Trabalho de educação física

Frequência cardíaca na educação física

Frequência cardíaca no uso de drogas e bebidas alcoólicas

                                                      Rayssa Alves Carvalho nº 22

Três Lagoas MS

2018

Escola Estadual Dom Aquino Correa

Frequência cardíaca (fc)

Trabalho apresentado a disciplina

de Educação Física, ministrado

pelo Professor Diogo.

Três Lagoas MS

2018

Frequência Cardíaca na Educação Física

Para pessoas que estão iniciando um programa de atividade física ou com uma condição baixa, recomenda se como frequência cardíaca adequada correspondente a 50% da FC máx. (Frequência cardíaca máxima). A medida em que a condição física melhora como resultado da pratica regular de atividades físicas, o praticante pode exercitar-se dentro de uma faixa de frequência de cardíaca que vai de 70% a FC máx. (Limite inferior) até 85% do Fc máx. (Limite superior).

Os exercícios aeróbicos como caminhada, bicicleta, corrida e natação, possibilita ao praticamente atingir de 60% de sua frequência máxima. Para se obter uma maior queima de gordura e condicionamento cardiorrespiratório e circulatório é preciso atingir ou superar 60% de Fc máx., que depende de cada indivíduo. Abaixo deste índice não há benefícios, com exceção da circulação do sangue e da movimentação do corpo.

 As pessoas que fazem atividade física e não acompanham os valores da frequência cardíaca podem estar realizando seus exercícios em valores muito elevados ou muito abaixo, o que pode prejudicar o rendimento e objetivo do treinamento. Além de não alcançar seu objetivo esse indivíduo pode ser acometido por alteração cárdica como taquicardia e até infarto agudo do miocárdio.

A frequência cardíaca, é a quantidade de vezes que o coração bate durante uma unidade de tempo, geralmente utiliza-se o minuto e por isso ele é um bom indicador do funcionamento do coração e do condicionamento físico do indivíduo. Em repouso é de 60 a 100 batimentos cardíacos com minuto, porem ela pode variar de acordo com a idade, atividade física ou presença de doença cardíaca. Por exemplo, a FC máx. de um recém-nascido até 2 anos é de cerca de 120 a 140 batimentos por minuto, dos 8 anos até a adolescência é de 80 a 100 batimentos, em um adulto sedentário geralmente é de   70 a 80 batimentos por minuto e em atletas como idosos e de 50 a 60 batimentos por minuto.

                     A frequência cardíaca nos treinos

Durante o treinamento de qualquer modalidade, tanto aeróbia quanto anaeróbica, a frequência cardíaca sofre alterações, sendo que na maioria das vezes ela tende a aumentar. E em alguns indivíduos isso pode se tornar um risco para a saúde, pois a FC pode subir e colocar a pessoa em situações complicadas e até o risco de vida, nos casos mais sérios. Para evitar problemas como este, podemos fazer uso de um aparelho que mede a nossa frequência cardíaca enquanto estivermos utilizando-o.

O medidor de FC, também chamado de frequenciamento. É uma ferramenta de grande auxilio na obtenção de bons resultados, principalmente, nas atividades aeróbicas.

Ele é constituído de uma fita (tipo cinta) que é colado na altura do peitoral (logo abaixo dos mamilos), envolvendo toda circunferência do tórax, e de um relógio que mede a frequência cardíaca e, em alguns casos, tem até outras funções como zona alvo de treinamento, hora, cronometro, timer, despertador, informações das calorias consumidas durante os exercícios, consumo máximo de oxigênio, índice de massa corporal, entre outros.

  A frequência cardíaca no uso de drogas e bebidas alcoólicas

Beber cerveja, é preciso tomar com cuidado consumo exagerado. Segundo pesquisadores do hospital universitário de Munique, na Alemanha, beber quatro copos (um copo que varia de 463 e 568 ml) de cerveja de uma só vez e o suficiente para desestabilizar o ritmo dos batimentos cardíacos e aumentar o risco de insuficiência cardíaca e derrame.

Pequenas quantidades de álcool podem aumentar sua FC. Grandes quantidades de álcool de uma só vez ou frequentemente podem ser nocivas ao musculo cardíaco, causando uma arritmia cardíaca, chamado fibrilação artéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com