TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas

Por:   •  11/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Atividade individual

Aluno: Silvano Telles

Turma: 0121 -1_11

Introdução

Com o passar dos anos e com a evolução industrial, partimos do principal foco que era produção em massa (1920 a 1949), Eficiência (1950 a 1969), qualidade (1970 a 1989), competitividade (1990) e capital intelectual a partir de 2000, saímos de uma época em que o colaborador trabalhava em uma linha de produção com tarefa repetitivas sem grande complexibidade para os dias de hoje, onde a internet das coisas, robótica, automatização e diversas interferências, estão presente no gemba. Para essa evolução ser possível existiram líderes por trás de várias ações, cuja missão era encaminhar uma equipe ou um grupo de seguidores em direção a metas e objetivos. Com a evolução industrial as formas de liderança passaram por atualizações onde o capital humano e intecletual passaram a ser grande riqueza e diferencial nas organizações, o desafio dos líderes nos dias de hoje é não perder o que foi conquistado durante a evolução, entregar a produção em massa, eficiência, qualidade e competitividade já conquistados agredando intermediar conflitos, motivar, atingir metas, gerir, desenvolver e engajar a equipe. São inúmeras competências que ao ocupar um cargo de líder devem ser desenvolvidas, ética, transparência, comunicação, empatia e responsabilidade coletiva.

Toda essa evolução industrial e pós-industrial, desenvolveu vários perfieis de liderança, é difícil apontar qual é o melhor estilo de liderança, dependedo da situação, tarefa a ser executada, grau de urgência, necessidade e segmentação da organização, personalidade, nível de formação e estilo de cada um.

Segue alguns tipos e perfieis de liderança e suas características, vantagens, desvantagens e estilos mais frequentes no ambiente organizacional.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Perfil de Liderança.

1 – Liderança Autoritário: É o estilo de lideração que o líder está em total evidência, é ele que toma todas as decisões, é centralizador, fixa as diretrizes, sem sugestões, participação ou consulta a sua equipe. A palavra autocracia vem do termo governo a si próprio, um líder com esse perfil acaba deixando a sua equipe tensa, frustrada, agressiva, sem iniciativa, insatisfeita, indisciplinada e repremida, fazendo apenas o que o líder manda, baixa produtividade e só faz as suas atividades com o líder por perto. Estilo de liderança em comandos diretos, ou atividades de extrema urgência e ou emegencia.
Exemplo: Em situação de risco, prédio em fogo, tarefa a ser cumprida sem erros e com extrema urgência.
Situação de guerra, o comando será direto, sem consultar a equipe a resposta deve ser de imediato.
Plantão médico, um paciente está com uma fratura exposta, o líder do plantão deve dar o comando, não há tempo para fazer um brainstorm e juntos achar um melhor plano, a decisão deve ser tomada em segundos e o comando deve ser executado sem erros.
Características de um líder autocrático: Dominador, da ordem e espera ser cumprimento sem questionamentos,  a pessoa quem se deve temer.

[pic 1]

Figura 1 – ilustrando a autoridade do líder e a equipe de costas para ele.

2 – Liderança Democrático: É o equilíbrio entre o trabalho e a equipe, o nome signica o povo exerce a soberania, nesse estilo de liderança o líder é um facilitador de tarefas, direcionador de tarefas, orienta os membros da equipe, permite a equipe participar e debater as diretrizes, as decisões e tenham autonomia junto com o líder nas divisões das tarefas, esse estilo de liderança permite a gestão participativa, onde a equipe não é quem executa mas a portadora das idéias também, opinião, participação e decisões são extremamente importante na liderança democrática o espírito de equipe prevalece, liderados mais responsáveis, clima agradável, melhor relacionamento, desenvolvimento da equipe, todos realizam as tarefas na ausência do líder, maior qualidade do trabalho e maior produtividade.
O desafio desse estílo de liderança é o líder se tornar dependente da experiência da equipe, tempo de maturidade e desenvolvimento dos liderados.
Característica de um líder democrático: É engajador, é responsável, atua interagindo bem com todos e preocupa-se com o desempenho dos membros na realização das tarefas.

[pic 2]

Figura 2 – mostra a equipe descutindo e avaliando a divisão das tarefas com o lider.

3 – Liderança Liberal: Esse estílo de liderança ideal onde os colaboradores já possuem autonomia para exercer suas tarefas, portanto deve ser aplicada conforme a equipe e o liderado, o líder terá sucesso quando o nível de profissionalismo, engajamento e maturidade da equipe são elevados, o líder exerce o papel de um consultor que delega as tarefas e fica a disposição caso acionado.
A liderança liberal pode ser prejudicada quando a equipe ou liderados não estiverem preparados nesse caso a produtividade tende ser baixa, individualismo, pouco respeito ao líder e retrabalhos.
Principais características: individualismo, insatisfação, agressividade, desrespeito e falta de integração.

[pic 3]

Figura 3– Equipe de altonivel junto como líder.

4 – Liderança Situacional: Esse estílo de liderança é mutável, onde pode ser aplicado em um momento oportumo a liderança democrática, autocrátia e ou liberal. O líder que se adapta a esse estílo de liderança é aquele que consegue gerenciar diversas situações, então escolhe a melhor forma de liderança estudando e avaliando a tarefa a ser excutada, ao perfil dos membros da equipe.
Flexibiidade é a principal característica, e o principal benefício é a geração de ganhos para a empresa.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, e que o líder estará freqüentemente avaliando os membros da equipe e alterando o estílo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. Adaptação é uma grande competência do líder situacional, pois ele precisa se enquadrar perfeitamente em cenários onde as mudanças são constantes e precisa desenvolver esse espírito nos membros da equipe que devem trabalhar motivados, além de tornar o clima organizacional mais harmônico.

[pic 4]

Figura 4– O líder observando a Equipe.

Considerações finais

A liderança é uma habilidade que pode ser desempenhada de várias formas, e desenvolvida buscando conhecimento, desenvolvendo as competências necessárias, nesse trabalho abordamos 4 estilos de lideranças, os mais utilizados atualmente, onde nas organizações a liderança situacional está em evidência, o que reforça esse estilo de liderança é a diversidade, velocidade da informação, mudanças organizacionais, o mundo VULCA, inovação, o grau de instrução dos colaboradores, formação e experiência devemos levar em considerações a região, empresa, público e cenário, o grande papel do líder é liderar, motivar, atingir metas , qualidade, atingir seus indicadores positivos e engajar.

 Para apontar o melhor estilo de liderança e qual deve ser adotado ou empregado, a liderança é uma ciência que deve ser aplicada em individualmente ou coletivo dependendo do cenário, situação, problemas, tarefa, perfil do colaborador, momento da tomanda de decisão ou comando a ser dado, o melhor estilo será aquela que a equipe executar sem gastar enegiar, entendendo o porque e como, tendo o conhecimento para entregar a tarefa executada, com o menor tempo, padrão de qualidade, sem retrabalhos, satisfação do cliente e sem gerar conflitos.

Es

Referências bibliográficas

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/. Acesso em: Fev. 2021.

https://blog.ipog.edu.br/gestao-e-negocios/tipos-de-lideranca-organizacional/.  Acesso em: Fev. 2021.

https://pt.wikipedia.org/w/index.php?search=estilos+de+lideranca/. Acesso em: fev. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (2.3 Mb)   docx (3.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com