TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.745 Palavras (23 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 23

JENIFFER WANESSA COSTA PIRES

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO

PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

BELÉM – PA

2017

JENIFFER WANESSA COSTA PIRES

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO

PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Pré-projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia-Licenciatura, como requisito de avaliação da disciplina TAC - Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso, orientado pela Professora Helena Rocha.              

BELÉM – PA

2017

JENIFFER WANESSA COSTA PIRES

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO

PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Avaliado por:

Data: -------/-------/2017

Belém – PA

2017

“Um pai ou uma mãe não podem jamais dizer para um filho que “porque eu te amo, aceito tudo”, pois é exatamente o inverso! É porque eu te amo que quero que você seja uma pessoa decente; é porque eu te amo, que desejo que você tenha ciência que as coisas são conquistadas com esforço”.

MARIO SERGIO CORTELLA

  1. TEMA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
  2. TÍTULO: ESTUDO DE CASO NUMA TURMA DE 2º ANO/9 DA ESCOLA ESTADUAL VIRGINIA ALVES DA CUNHA.
  3. JUSTIFICATIVA:

        Nos dias de hoje, o problema do envolvimento da família no processo de aprendizagem da criança são umas das mais importantes temáticas em minha opinião, sabendo que a criança precisa de um bom desenvolvimento na escola, e que se necessita ter a participação de sua família para que o resultado venha ser positivo.

A escola, a relação da família com a escola é de suma importância para que não haja a descontinuidade nesse processo de ensino da criança esses aspectos são fundamentais para o problema da participação da família na escola. Diante disso, a importância da participação da família no processo de aprendizagem da criança, é função da escola em minha opinião que incentive essa participação por parte da família, e o melhor caminho para que haja essa relação é a escola possibilitar uma opção de espaços na escola que a família possa dialogar como pode estar fazendo o seu papel de participação, tirando suas duvidas e colaborando com ideias junto ao professor pelo trabalho realizado pela escola.

Com isso resolvi a partir dos meus estágios e participação no PIBID, que seria viável fazer como tema de pré-projeto de TAC essa problemática que abrange muitas escolas, e apesar de se pensar que só acontece nas escolas públicas essas mazelas, existem muitos casos nas escolas privadas, que por mais difícil que seja acreditar é lá que algumas famílias ainda têm um pensamento muito equivocado; o de que se está sendo pago o ”serviço de educar” ele não tem porque estar envolvido no contexto do processo de aprendizagem de seu filho.

Considerando que o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança depende em grande parte do seu relacionamento com os adultos e estes, não são só os da família, mas especialmente os da família, pois é a presença mais constante em sua vida, a análise das interações no seio do grupo familiar é fundamental, pois todo o crescimento e desenvolvimento são influenciados pela vivência dos pais. A função dos pais é dinâmica, as práticas educativas vão se transformando ao longo das interações da família com a criança. Assim, as relações familiares, os mundos conhecidos da rotina da casa se tornam as primeiras referências da criança. Ao entrar na escola, a criança deixa de participar apenas do mundo de seu lar e passa a conviver com outro mundo que lhe apresenta hábitos diferentes e que, ao mesmo tempo, lhe exige posturas diferentes. Por isso, a ida para a escola pode trazer problemas tanto para a criança quanto para os seus pais, que precisam identificar as mudanças ocorridas no comportamento de seu filho e incentivá-lo, pois é normal que a criança demonstre desinteresse em alterar sua rotina. Na escola, a criança enfrenta situações conflituosas que em família não lhes são comuns. Ela tem que dividir e compartilhar com outras crianças os brinquedos e objetos que antes utilizava sozinha; deve esperar sua vez e aprender a conviver com pessoas diferentes. Levando em conta que as outras crianças também estarão passando por essa ruptura com seu mundo, é natural que a criança apresente dificuldade de adaptação.

  1. PROBLEMA, HIPÓTESES E QUESTÕES NORTEADORAS:

O desenvolvimento infantil é um processo global. É evidente que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas tanto às características próprias da criança, quanto às atitudes inadequadas da família e da escola que afetam a criança enquanto pessoa em desenvolvimento.

Naturalmente que, depois da família, é na escola que as crianças permanecem mais tempo, e as expectativas em relação ao seu desempenho escolar aumentam, assumindo maior importância na vida em família. Mas não compete apenas à escola a função de educar, mas também à família em primeiro lugar. E se hoje se tem a sobrecarga da vida moderna, é sumamente importante lembrar que o que vale não é o tempo que se passa junto com os filhos, mas a maneira como estabelecem as relações com eles. Isso é o que importa, pois se os filhos sabem que podem contar com os pais quando necessitarem, se os pais têm uma parte do seu tempo diário e de lazer reservado para dar atenção e conversar com os filhos, se os limites são estabelecidos com flexibilidade e justiça, sem culpas ou necessidades compensatórias, pode-se esperar, então, menor probabilidade de problemas.

E foi através dos estágios não obrigatórios e participação do PIBID que pude perceber que esse problema esta em qualquer instituição de ensino tanto o privado quanto o publico. E isso me despertou a escolha por essa temática.

Educar não é uma tarefa fácil, imagina então se a escola pegar uma criança sem a educação básica que se tem em casa desde o primeiro contato com a realidade escolar delas, ficaria mais difícil ainda. Então a proposta do pré-projeto é de percepção simples, porem de muita importância à participação dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (278.6 Kb)   docx (364.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com