TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia da Ergonomia nos Empreendimentos

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância da Ergonomia Contemporânea nos Empreendimentos

A ergonomia é definida como o estudo e a relação entre o homem e o seu ambiente laboral e, aplicação de conhecimentos científicos para adaptar o ambiente de trabalho ao homem.

A importância de adaptar o ambiente de trabalho ao homem é oferecer ao indivíduo maior eficiência nas atividades exercidas, conforto adequado e métodos de prevenção de acidentes e de patologias especificas para cada função executada.

Em qualquer atividade realizada ela pode ser aplicada, desde a sua casa, ao lazer e até o seu trabalho. Na definição da ergonomia em que se diz ser a adaptação do trabalho ao homem, a palavra trabalho tem um conceito bem amplo podendo ser empregado em diversas situações do nosso cotidiano.

Segundo Abrahão e Torres, o trabalho é um elemento fundamental da existência humana, podendo contribuir para o bem estar ou agravar os sintomas prejudiciais à saúde. Por isso deve ser estudado as capacidades físicas e cognitivas do trabalhador para equilibrá-las com o que será exigido no seu ambiente laboral, garantindo a qualidade na atividade  exercida e evitando efeitos prejudiciais a saúde como o estresse no trabalho, que é a resposta negativa que o organismo emite diante de exigências que não correspondem as suas capacidades físicas e cognitivas.

Na prática, ergonomia é uma atitude profissional, ela modifica os sistemas de trabalho e adequa as funções neles existentes às características e habilidades de quem irá operá-los.

O objetivo da análise ergonômica é determinar os fatores que contribuem para uma sobre carga de trabalho da população analisada, buscando informações de como ela se ressente dessa carga. 

Segundo Sperandio, J. C. em "Traité de Psycologie du Travail" (1987), carga de trabalho pode ser definida como "uma medida quantitativa ou qualitativa do nível de atividade (mental, sensitivo-motora, fisiológica, etc.) do operador e necessária à realização de uma determinada tarefa". A carga não depende somente da quantidade do trabalho a ser realizado, mas está diretamente relacionada a uma série de fatores e pode ser ressentida diferentemente por cada trabalhador, dependendo do seu grau de escolaridade, experiência, sexo, idade, entre outros aspectos. Dentro das empresas, existe uma série de fatores que influenciam na carga de trabalho com maior ou menor intensidade, tais como: aspectos relacionados com a organização do trabalho; espaço de trabalho; tecnologia e tipo de equipamentos; aspectos de segurança; relações interpessoais; e ambiência tóxica, térmica e vibratória.

Na busca de situações de desconforto dos locais de trabalho, é importante a participação do trabalhador, pois é ele quem se ressente das condições de trabalho, é ele quem vivencia diariamente aquela situação e que sente no corpo os fatores que compõem a sua carga de trabalho.

A análise Ergonômica possui os seguintes fatores componentes:

- Conforto Ambiental: são conceitos relativos às exigências humanas de conforto térmico, acústico e lumínico e a sua relação com o ambiente construído.

-Percepção Ambiental: permite uma apreensão clara dos aspectos envolvidos nas relações internas do coletivo humano × tarefa × má- quina × ambiente construído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com