TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão do Idoso

Por:   •  11/11/2019  •  Dissertação  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Parte da população brasileira tem medo de chegar à dita terceira idade. Para alguns é o momento certo de fazer tudo que eles desejam, para outros só resta esperar a morte por questões de saúde, mas todos eles tem em comum o substantivo idoso. De acordo com dados recentes do IBGE, a população na terceira idade vai quadruplicar até 2060, será que nosso país tem estrutura para comportar essa grande quantidade de idosos que está por vir?

       Com avanços constantes na medicina e na tecnologia, o Brasil pode sim ser um lugar melhor para as pessoas na terceira idade, uma vez que aqui, ainda segundo o IBGE, a expectativa de vida que em 1960 era de 48 anos e hoje está próximo dos 75 anos. Considerada por algumas pessoas a etapa mais importante da vida humana, precisamos dar um acompanhamento especial para esses senhores e senhoras, uma vez que nem todos precisam, mas alguns são debilitados e necessitam de ajuda.  

       Infelizmente no Brasil o idoso é valorizado apenas por parte da sociedade, pois existem pessoas que maltratam cidadãos da terceira idade, como se eles fossem capazes de se defender. Segundo dados da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro, a cada dez minutos um idoso é agredido no Brasil, e o que é pior, as agressões são causadas pelos próprios filhos das vítimas. Dificilmente vê-se propagandas  sobre agressão a idosos, e infelizmente, elas acontecem mais do que deveriam: aproximadamente 144 agressões por dia. A experiência deles podia nos ajudar a construir um Brasil melhor, criando um ciclo de ajuda, e como diz o pensamento Empirista, a experiência é conhecimento.

        Ultimamente estamos lutando para conseguir a aposentadoria antes de chegarmos ao leito de morte uma vez que a reforma da previdência proposta pelo Governo Federal prevê que nos aposentemos de acordo com os anos dedicados ao trabalho. Existe aqui uma grande contradição: estaremos idosos e já sem tanto vigor para trabalhar, mas, ainda estaremos obrigados a produzir e a pagar impostos para que então possamos nos aposentar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com