TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da Internet na Política Brasileira

Por:   •  10/7/2021  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

A influência da internet na política brasileira

        Desde que a internet chegou ao Brasil em 1988, a mesma se tornou uma ferramenta muito utilizada pelos brasileiros, seja para trabalho, entretenimento ou estudo. Logo, causa uma influência, molda um pensamento, gera uma atitude em que se não houver um determinado discernimento, poderá gerar uma consequência desagradável.

        Assim como nos brasileiros, a web inspira na política, onde auxilia um candidato, por exemplo, a dispersar seus ideais, valores e propostas a serem cumpridas caso venha a se eleger, no entanto, pode haver uma distorção da verdade, sendo a internet o ponto de disseminação de tais conteúdos, e inúmeras pessoas acabando por serem vítimas da desonestidade de determinados indivíduos a fim de arrecadar votos, apoiadores e consequentemente sendo eleito.

        Pode-se afirmar que nas eleições de 2018 houve campanhas eleitorais pela internet, onde obteve uma abrangência muito grande da sociedade brasileira, todavia ao mesmo tempo que foi um marco na história pelas campanhas on-line, foi uma catástrofe em relação à notícias falsas, isso porque nas plataformas digitais comumente não há um código de ética, normas a serem seguidas, o que implicou em pensamentos e decisões equivocadas, discursos de ódio e intolerância, havendo assim uma intervenção direta da internet na política.

        Por meio de notícias inverossímeis dispostas nos meios digitais, a política (candidatos ou até mesmo representantes eleitos) e pessoas comuns podem transpassar um ideal utópico, fazendo acreditarem no que está sendo repassado de fato irá se concretizar, o que acarreta em muita gente alienada, podendo causar uma desordem social (Estado) como Zygmunt Bauman diz em seus pensamentos (sociedade líquida).

        Portanto, deve-se ter o entendimento que a internet não é um meio obscuro a ser usado, porém para um correto “uso” da mesma, se faz necessário aplicar veemente campanhas de conscientização, explicar como identificar notícias verossímeis e inverossímeis, além de usar a educação a fim de evitar alienação, discursos sem argumentos plausíveis e sensatos, por meio de debates, seminários abrangendo o tema. Outro meio eficaz é a integração de aplicativos para verificação da procedência de determinado assunto que envolva meios e assuntos políticos.

        Com essas maneiras haverá conscientização acerca do tema, acarretando em escolhas de representantes de forma clara, honesta e concreta, abrindo assim um horizonte em que aumenta a probabilidade de gestões mais eficazes, sem corrupções ou qualquer ato que venha prejudicar o povo, seja de forma direta ou indireta.                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com