TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maria Montessori

Por:   •  12/4/2021  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Maria Montessori nasceu na Itália em 31 de agosto de 1870 e faleceu no dia 6 de maio de 1952.

Montessori foi uma mulher extr aordinária, educadora, medica e pedagoga italiana. Ela enfrentou s/er a primeira medica italiana, e sofreu bastante por sua escolha de ser medica perante seu pai. Em 1892, Montessori entrou na Faculdade de Medicina de Roma, e durante sua vida acadêmica viveu isolada, pois não podia frequentar as aulas com os estudantes homens

Formada, em 10 de julho de 1896, Dr.ª Montessori foi trabalhar na Psiquiatria. Durante algumas visitas, montessori percebeu que o tratamento de crianças é desumano. Para buscar entender as crianças e seu crescimento, ele chegou a Séguin, um estudioso de crianças com necessidades especiais e seu tratamento. Montessori ficou particularmente satisfeita com as informações de Seguin sobre a sensibilidade sensorial de crianças pequenas e os materiais desenvolvidos. Tão feliz que ela traduziu manualmente um livro inteiro de Segin para o italiano para absorvê-lo completamente. Por meio da pesquisa do trabalho de Ségui, surgiram muitos materiais de desenvolvimento que mais tarde foram usados como salas de conferência em todo o mundo.

E foi a partir desses estudos sobre crianças, que surgiu o interesse em fazer pedagogia, no qual, sofreu também por sua escolha de iniciar sua carreira na educação como pedagoga, inicialmente Maria trabalhou com crianças deficientes mentais, no qual obteve ótimo resultado e com isso iniciou a criação de seu método, mudou a direção da educação tradicional e a tornou ativa. Em 1907, ela criou a primeira casas das crianças "Casa dei Bambini". Não só para a educação instrucional, mas também a educação para a vida, ou seja, educação completa da criança. Os materiais sensoriais que ela usou com as crianças com deficiência, continuou usando com as outras. As crianças aprenderam a ler e escrever rápido.

O ensino de Montessori, era voltado para a estimulação censora e motora, cores, formas, sons, dimensões, experiências técnicas, sensações musculares, movimentos. Montessori dava atenção prioritária a escrita, e com isso as crianças aprenderam a ler e escrever rápido.

Montessori prosseguiu com seu trabalho até que Mussolini assume o poder e tenta fazer com que as crianças se adequem ao fascismo, o que iria totalmente contra as ideias de Montessori. Logo ela não aceita e decide viajar para Barcelona, onde abre uma escola e segue os mesmo métodos. Tempos depois, Montessori passa a Viajar muito, difundindo o seu Sistema Montessoriano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com