TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OFICINA DE INICIACAO A VIDA ACADEMICA

Por:   •  27/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Pesquisa bibliográfica sobre técnicas de pesquisa

Disciplina: OFICINA DE INICIACAO A VIDA ACADEMICA

Docente: Ilidiana Diniz

Discente: Maria Heloísa Rodrigues da Silva

Natal- RN, 21 de junho de 2019

Pesquisa bibliográfica e seus tipos

Após a delimitação de um tema, objetivos, etc.  a pesquisa bibliográfica será o passo seguinte para a construção de um trabalho, seja ele acadêmico ou científico. Ela é base para a exploração do assunto, no qual o pesquisador utilizará de diversos meios para encontrar dados, informações, enquetes, etc. relacionadas. Isso irá desmitificar conceitos, trará respostas a questões pouco entendidas, expandirá o conhecimento do pesquisador, e assim trará respaldo para as informações contidas no trabalho.

Segundo Lakatos e Marconi (2003, p.155 ) “A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.”

A pesquisa não se delimita à apenas um meio, pois quanto mais variada a fonte, mais qualidade terá o trabalho, pois cada uma irá ter diferentes perspectivas e o trabalho não será constituído de apenas uma opinião, podendo assim fazer comparações e concordâncias. Com isso,poderá utilizar-se da pesquisa online (em sites, jornais, vídeos) como também em livros impressos, rádio, televisão e etc., todos esses e outros auxiliarão na elaboração do mesmo. Os materiais utilizados devem ser de confiança, para posteriormente serem analisados e retirados as informações de maior proveito.

Sobre os tipos de levantamento bibliográfico, temos:

Por meios audiovisuais, impressos e cartográficos e publicações, o pesquisador irá escolher a melhor forma pra focar no objetivo da pesquisa, retirando dados e informações. A exemplo da pesquisa impressa têm jornais, revistas, livros e etc., tendo atenção à veracidade dos dados, o ano de publicação, se é algo antigo ou mais recente, tudo será levado em conta.

Técnicas de pesquisa

Após a delimitação de um tema, objetivos, etc.  a pesquisa será o passo seguinte para a construção de um trabalho, seja ele acadêmico ou científico. Ela é base para a exploração do assunto, no qual o pesquisador utilizará de diversos meios para encontrar dados, informações, gráficos, etc. Relacionadas ao assunto. Segundo Lakatos e Marconi (2003, p.155 ) “A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.”

A pesquisa não se delimita à apenas um meio, pois quanto mais variada a fonte, mais qualidade terá o trabalho, pois cada uma irá ter diferentes perspectivas e o trabalho não será constituído de apenas uma opinião, podendo assim fazer comparações e concordâncias. Os materiais utilizados devem ser de confiança, para posteriormente serem analisados e retirados as informações de maior proveito.

A técnica da pesquisa será estratégica para a realização de um bom trabalho, garantido êxito. Dentre as técnicas, temos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (174 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com