TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCENTIVO DOS (AS) DISCENTES DA UNILAB AO INGRESSAR NA VIDA ACADÊMICA

Por:   •  7/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO DE HUMANIDADES

DOCENTE: Profª. Drª. James Ferreira Moura Junior

INCENTIVO DOS (AS) DISCENTES DA UNILAB AO INGRESSAR NA VIDA ACADÊMICA

Tomé Capeta Solundo

ACARAPE

FEVEREIRO/2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................3

2. OBJETIVOS.............................................................................4

2.1 Objetivo Geral...................................................................4

2.2 Objetivo Especifico...........................................................4

3. METODOLOGIA......................................................................5

3.1 Tipo de método (qualitativo, quantitativo e mista) ............5

3.2 Técnicas Utilizadas...........................................................5

3.3 Local da realização da pesquisa ......................................6

3.4 Descrição dos participantes .............................................7

4. REFERÊNCIA..........................................................................8

1

INTRODUÇÃO

A Educação Superior é, simultaneamente, responsável pelo desenvolvimento da ciência, dos profissionais e de cidadãos (DIAS SOBRINHO, 2005, 2008; GOERGEN, 2005, 2008; MAGALHÃES, 2004; SEVERINO, 2000).

Desde o ano de 2012 em que na qual a universidade foi inaugurada, preocupação têm sido recorrentes pelos estudantes universitários da unilab para apoiar as escolas do ensino médio, uma vez que começam a preparação para o acesso a universidade, e desta forma vários questionamentos tem surgido que os estudantes não têm tido apoio para saber como ela funciona quais são os tipos de cursos que são oferecidos e suas saídas no mercado profissional ou acadêmico, é uma vasta complexidade para novos estudantes entrar no ensino superior.

“A saída da casa dos pais, a mudança de cidade (ASSIS & OLIVEIRA, 2011; SULKOWSKI & JOYCE, 2012; TEIXEIRA, DIAS, WOTTRICH, & OLIVEIRA, 2008), o distanciamento do núcleo familiar (ALMEIDA, 2007), as transformações no grupo de amizades (CREDÉ & NIEHORSTER, 2012) e a troca do ambiente escolar para o universitário (HAGENAUER & VOLET, 2014) são algumas das mudanças vividas pelos universitários. Ingressar no ES traz novas responsabilidades, gera alterações na maneira de organizar o tempo e nos níveis de exigência requeridos para executar as tarefas acadêmicas” (TEIXEIRA ET AL., 2008).

“Ela representa muitas vezes a primeira tentativa importante de implementar um senso de identidade autônomo, tentativa esta traduzida por meio da escolha profissional (ou tentativa de escolha)”, que é uma tarefa típica do desenvolvimento na passagem da adolescência para a vida adulta (ERIKSON, 1976).

Desta forma como pensa o Marco Teixeira no seu artigo que fala sobre Adaptação à universidade em jovens calouros, (...)“o ingresso na universidade é, ao menos potencialmente, uma experiência estressora para os jovens estudantes. Por ser hoje o ingresso na universidade uma tarefa de desenvolvimento típica da transição para a vida adulta (ao menos nas camadas sociais mais favorecidas),”(...) “faz-se necessário ampliar nosso conhecimento a respeito do modo como os jovens vêm vivendo esse momento, as dificuldades enfrentadas e as repercussões dessa experiência em seu desenvolvimento psicológico”. (TEIXEIRA,2008)

2- OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

 Analisar o impacto das informações sobre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

2.2 Objetivo Especifico

 Identificar a visão do estudante a respeito da UNILAB;

 Analisar os incentivos do ingresso ao ensino superior.

3- METODOLOGIA

3.1 Tipo de método Quantitativa

Diferentemente da pesquisa qualitativa, os resultados da pesquisa quantitativa podem ser quantificados. Como as amostras geralmente são grandes e consideradas representativas da população, os resultados são tomados como se constituíssem um retrato real de toda a população alvo da pesquisa. A pesquisa quantitativa se centra na objetividade. Influenciada pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros. A pesquisa quantitativa recorre à linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno, as relações entre variáveis, etc. A utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa permite recolher mais informações do que se poderia conseguir isoladamente, como esclarece Fonseca (FONSECA2002, P. 20).

A pesquisa-ação consiste essencialmente em acoplar pesquisa e ação em um único processo, no qual os atores implicados participam, junto com os pesquisadores, para chegarem interativamente a elucidar a realidade em que estão inseridos, identificando problemas coletivos, buscando e experimentando soluções em situação real. Simultaneamente, há produção e uso de conhecimento (THIOLLENT, 1997)

3.2 Técnicas Utilizadas

MAPA constitui a sigla de Método Aplicado de Planejamento e Avaliação. É uma metodologia operacional, integrada e participativa de planejamento e avaliação que consiste, fundamentalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com