TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição da família na vida acadêmica

Por:   •  6/7/2018  •  Monografia  •  12.293 Palavras (50 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 50

FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO - FLATED

ANTONIA ELIANE PEREIRA RODRIGUES

A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

PORANGA-CE

2018


ANTONIA ELIANE PEREIRA RODRIGUES

A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Latino Americana de Educação-FLATED, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador: Prof°. Esp. Francisco Antonio Chaves Portela

PORANGA-CE

2018

[pic 1]


A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Latino Americana de Educação-FLATED, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia _____________________.

______________________________________

Antonia Eliane Pereira Rodrigues

Aprovado em _____/____/______.

Orientador: _________________________________________

                     Profº Esp. Francisco Antonio Chaves Portela


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiro a Deus pelo dom da vida, por me dar saúde e disposição para enfrentar os desafios da vida e da graduação. Sem sua presença em minha vida, não poderia alcançar jamais meus objetivos. Agradeço, em especial, aos meus pais e minha avó, por terem me oferecido uma base sólida. Criaram-me com muito esforço e me ensinaram a ser uma pessoa humilde e dedicada em tudo na vida. Ao meu esposo, por estar sempre ao meu lado nesta batalha não tenho palavras para descrever minha gratidão pela paciência e pela compreensão para comigo. Agradeço imensamente a todos os amigos em especial a Antonia de Maria e a Evelise e os demais colegas que, de forma direta ou indiretamente, contribuíram para que este trabalho se realizasse, por confiarem e acreditarem que eu seria capaz e por não permitirem que desistisse nos momentos de fraqueza e de dificuldades.

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

                                                   Paulo Freire


A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Autora: RODRIGUES, Antonia Eliane Pereira[1]

Orientador: PORTELA, Francisco Antonio Chaves[2]

RESUMO

 A partir do princípio de que é cada vez mais importante incluir os pais e responsáveis para participarem ativamente na vida escolar dos educandos, a escola deve fazer parte do cotidiano não apenas dos discentes, mas também os pais devem estar envolvidos durante o processo de aprendizagem. Pode-se dizer que o ensino deve ser estendido ao lar, onde o aluno se socializa com os anteriores e partilha a sua evolução dentro do ensino, de forma que os responsáveis possam estar a par dos métodos de ensino, dificuldades do aluno e desempenho escolar. Assim, a colaboração e interação dos pais com os professores ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos educandos, que podem vir a surgir ao longo do seu percurso escolar. Para os pais, participar na escola não deve ser só para receber informações dos educandos, é preciso que façam sugestões, tomem algumas decisões em conjunto com os professores e participem nas atividades da 
escola para que haja a transgressão do ensino da escola para o núcleo familiar. Contudo, conceitos pedagógicos como a transversalidade e a transdisciplinaridade são ideias para que a educação transcenda limites entre o lar, a sala de aula, a escola e a aplicação de disciplinas no cotidiano dos educandos.

PALAVRAS-CHAVE: Participação. Interação. Aprendizagem.

ABSTRAT

From the known fact that parents or mentor’s participation in child’s education is becoming more important with time, school shouldn’t be part only of student’s reality but also of the parents shall be part of the education process. Academic life must be extended to the family core so students can share acquired knowledge in the households in ways that permit parents comprehension on child’s difficulties in school life day by day. This way collaboration between parents and teachers can help resolve many students school problems that can appear through the entire education. To parents taking part in child’s education should not be only be receiving teachers feedback on the student’s academic performance, there is a need of making suggestions, making decisions along teachers and be part of school activities in order to transgress limits between households, classrooms, schools and real applications of subjects in real situations of students.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO11

CAPÍTULO 112

    1.1: A Família12

    1.2: A Escola18

CAPÍTULO 222

     2.1: A Problemática22

     2.2:  Dificuldades na Relação Família/Escola26

CAPÍTULO 332

    3: Enfrentando a Problemática32

CONSIDERAÇÔES FINAIS40

REFERÊNCIAS41

BIBLIOGRAFIA44

INTRODUÇÃO

Com o intuito de documentar e evidenciar a contribuição da família na aprendizagem dos alunos através de conhecimento adquiridos ao longo da graduação e observados durante atuação na área, o estudo busca apresentar abordagens dinâmicas baseadas em conceitos pedagógicos para unir o núcleo familiar ao aprendizado dos alunos. Além disso, tem como objetivo identificar a diferença de aproveitamento acadêmico entre alunos que possuem núcleo familiar ativo em sua educação dos que não possuem participação ativa dos responsáveis e analisar as causas e efeitos de tais condições familiares na vida acadêmica de forma que uma possível problemática quanto a questão seja identificada. Sendo assim, o estudo procura se aprofundar na questão e demonstrar a importância do tema para a pedagogia, aprendizagem dos alunos e sua formação como cidadão de nossa sociedade. No primeiro capítulo é discutida a necessidade de colaboração e interesse do núcleo familiar na aprendizagem de forma que fique claro o papel dos mesmos ao longo da formação e o que isso afeta no desempenho acadêmico dos alunos. No segundo capítulo é discutido se há existência de uma problemática ou possível diferença de desempenho no aprendizado dos alunos que não possuem núcleo familiar ativo o suficiente em sua vida acadêmica, sendo evidenciado e documentado através do que se foi observado ao longo da graduação e atividades monitoradas outros estudos sobre a questão. No terceiro capítulo são apresentadas formas e abordagens de unir o núcleo familiar à educação de forma que haja ativa participação e incentivo por parte dos pais ou responsáveis para que se possa definir e trabalhar, não apenas em sala de aula, mas também no lar, as dificuldades e habilidades dos alunos visando maior interação entre pais e educadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.7 Kb)   pdf (398.7 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com