TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEITURA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA VIDA ACADÊMICA

Por:   •  2/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.632 Palavras (15 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADES INTEGRADAS APARICIO CARVALHO – FIMCA

CURSO SERVIÇO SOCIAL

ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS

BRASÍLIA ITATÍ MARTÍNEZ

JACKELINE MANFRINI CARDOSO AIRES

LEITURA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA VIDA ACADÊMICA

PORTO VELHO/RO

2018


ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS

BRASÍLIA ITATÍ MARTÍNEZ

                JACKELINE MANFRINI

LEITURA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA VIDA ACADÊMICA

Trabalho acadêmico elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Metodologia do Trabalho Cientifico, Curso de Serviço Social, ministrada pela Prof. Esp. Laura.

PORTO VELHO/RO

2018

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO...................................................................

P. 3

2

LEITURA............................................................................

P. 5

2.1

O QUE É LEITURA?...........................................................

P. 5

2.2

OBJETIVOS DA LEITURA..................................................

P. 6

2.3

MODALIDADES DE LEITURA............................................

P. 7

2.4

FASES.................................................................................

P. 8

2.5

TIPOS DE ANÁLISE DE TEXTOS......................................

P. 9

3

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA ........................................

P. 10

3.1

LEITURA NA VIDA ACADÊMICA.......................................

P. 14

4

CONCLUSÃO.....................................................................

P. 16

5

REFERÊNCIAS...................................................................

P. 17


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo estimular aos leitores através da leitura, a uma percepção crítica e o quão importante e benéfico que esta traz. Nesse enfoque, vale observar a necessidade da leitura no dia a dia de cada indivíduo desde sua infância até a vida adulta na academia. Trata-se da questão do quanto é fundamental o exercício da leitura no segmento acadêmico, pois influencia diretamente na formação e qualificação do indivíduo. Objetiva em termos gerais, a colocarem em pauta esse aspecto tradicionalista que envolve a formação de um cidadão com visão de mundo mais crítica. O procedimento metodológico empregado consiste da pesquisa bibliográfica para fundamentar a produção textual de um trabalho. Entende-se que os acadêmicos em qualquer graduação, precisam ser mais conscientes quanto ao hábito constante da leitura, seja de obras que estão nos moldes físicos ou eletrônicos.

A leitura ao longo da história da humanidade, tem sido uma das ferramentas que mais tem ajudado de forma expressiva e peculiar na formação dos seres humanos. Provocando-se assim, uma análise mais profunda da sociedade, desde as coisas mais simples, as mais complexas do cotidiano da vida. Sobretudo, ampliando as interpretações sobre o mundo com relação à vida em si mesma. Para tanto, dar-se-á dizer que esta, é uma das ferramentas mais importantes, que nos condicionam a um aprender e adquirir um domínio da linguagem, que a partir da leitura e da escrita, de certa forma, vão refletir nas áreas de conhecimento de cada indivíduo. Assim, pretende-se neste trabalho favorecer ao leitor uma breve colocação sobre o tema, leitura. Abordar-se-ão, em primeiro momento o significado de leitura e seus diversos tipos. Como também, a importância de o leitor apontar um objetivo para a leitura tornar-se produtiva. Além disso, abordará as suas modalidades, as fases e os diferentes tipos de análises de textos e por último a importância da leitura na vida acadêmica. Incentivando assim, o público a aderir a uma leitura mais teórica, metodológica e científica, saindo do senso comum para uma atuação profissional de qualidade. Assim, acredita-se, que este material sendo fundamentado por vários autores poderão enriquecer o conhecimento do leitor especialmente acadêmicos na hora da realização de trabalhos ou de estudos.

2 LEITURA

2.1 O QUE É LEITURA?

        Pode-se dizer que, a leitura limita-se no ato de decifrar a escrita, seus símbolos e compreende-los à medida que se lê.  Percebe-se, que ela se transforma em um fator determinante de estudo ao abrir-se para a descoberta da mensagem que aquele autor quer transmitir através desse meio, ampliando assim nossos conhecimentos a medida que nos aprimoramos deles. 

“A leitura constitui-se em fator decisivo de estudo, pois propicia a ampliação de conhecimentos, a obtenção de informações básicas ou específicas, a abertura de novos horizontes para a mente, a sistematização do pensamento, o enriquecimento de vocabulário e o melhor entendimento do conteúdo das obras. ” (LAKATOS, MARCONI, 2010, p. 1)

        A partir dessa afirmação, pode-se dizer que a leitura é um exercício dinâmico, e fundamental, porém, é preciso exercita-la. Só assim, o leitor terá base teórica, científica e metodológicas na hora de escrever uma redação e outras atividades que correspondam a um determinado fim a respeito do tipo leitura que se busca fazer. Por isso, recalca-se que ela pode ser estimulada para que se adquira um hábito saudável e prazeroso, mas isso, revela-se de maneiras distintas variando de pessoa em pessoa e ao interesse que ela cultivar dentro de si para a leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com