TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação de Trabalho de Pesquisa

Por:   •  4/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.591 Palavras (23 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 23

Preparação do Trabalho de Pesquisa

Temos de fazer um trabalho de investigação, uma tese, um artigo, uma apresentação. O que fazemos? Como começar?

TEMOS 6 ETAPAS FUNDAMENTAIS:

  1. IDENTIFICAR o tema;
  2. PROCURAR as fontes de informação;
  3. SELECCIONAR os documentos;
  4. RETIRAR a informação nos documentos;
  5. TRATAR a informação;
  6. COMUNICAR a informação.

PRIMEIRA ETAPA – IDENTIFICAR O TEMA

Temos de conhecer bem o tema que pretendemos desenvolver.

O tema /o problema da pesquisa é o primeiro elemento a determinar – o que queremos investigar? Explorando todas as facetas possíveis do tema (como o pretendemos desenvolver/as hipóteses que se levantam, etc.), torna-se mais fácil para o estudante compreender melhor a sua natureza e extensão e perceber o ângulo sob o qual pretende abordá-lo. Deverá encontrar as palavras-chave da pesquisa que pretende empreender.

Nesta primeira etapa, o estudante identifica os seus próprios conhecimentos sobre o assunto, o que conhece sobre questão. Pode também pedir a contribuição de colegas, professores que lhe comuniquem o que conhecem do tema e as fontes de informação que lhe aconselham. A partir daqui o estudante pode progredir e identificar os aspectos sobre os quais pretende encontrar informações. De seguida, formula por escrito o que já sabe do tema e o que pretende encontrar na sua pesquisa – devemos pois ter uma ideia do conteúdo da nossa abordagem e como a queremos desenvolver (sub-temas), isto é, devemos ter um plano de trabalho minimamente estruturado (que depois poderá vir a ser modificado) pois ele dar-nos-á a indicação do que vamos e queremos fazer, que tipo de documentação vamos precisar. Voltaremos a isto mais adiante.

-temos de estar claros em relação à sua delimitação - localização no espaço e no tempo. Quanto mais precisos conseguirem ser melhor para a vossa pesquisa

2ª ETAPA – PROCURAR AS FONTES DE INFORMAÇÃO

Para desenvolver o nosso tema (estudo) é necessário uma bibliografia porque temos de nos informar sobre a situação dos conhecimentos já acumulados sobre o assunto, o que foi escrito sobre ele, quais as reflexões e ideias que já foram formuladas. Esta questão relaciona-se directamente com o que consideramos a revisão da literatura e que permitirá conhecer como é que diferentes autores trataram e abordaram o problema, que conhecimentos eles adquiriram. É uma das fases mais importantes e tem de ser rigorosa. Desenvolvemos o que se chama de  – pesquisa exploratória – esta é fundamental pois não podemos fazer um trabalho sobre o qual não existe qualquer documentação.

Trabalho na Biblioteca.

Qual o primeiro passo a dar quando entro numa biblioteca?

A consulta a Obras de Referência porque estas nos dão a primeira indicação

– estas obras são o primeiro instrumento da pesquisa documental. Obras de referência são obras de consulta destinadas a guiar a pesquisa pois, além de nos darem a situação do conhecimento (enciclopédias), fornecem-nos uma bibliografia base para prosseguir, pois nela foram consideradas as obras necessárias para a elaboração do artigo ou os livros escritos sobre o assunto (bibliografias). Podemos partir daí, retirar as referências que são utilizadas e consideradas. As informações que contém são úteis, não só porque situam o tema num contexto geral mas também porque permitem a tomada de consciência de aspectos específicos, ainda não tidos em conta. Utiliza documentos de referência para melhor compreender e precisar as questões relativas ao seu trabalho.

**Dicionário - com a ajuda do dicionário procuramos os sinónimos, termos equivalentes e anotamos. Este exercício leva-o a tornar o pensamento mais preciso e a reter as diferentes palavras-chave que orientarão a pesquisa.

**Bibliografias (origem grega - biblion=livro; graphein=escrever) cobrem uma realidade múltipla;

**Catálogos – lista todos os documentos conservados numa unidade de informação – indicam onde se encontram os documentos citados (as bibliotecas têm sempre o seu catálogo);

**Enciclopédias – Apresentam em forma de artigos mais ou menos longos o estado do conhecimento sobre todos os assuntos (universal), ou sobre determinado tema (ciências sociais /da Grécia...)

**Dicionários / obras de terminologia – recolha de palavras de uma língua classificada por ordem alfabética e explicado na mesma língua; ou recolha de palavras de uma língua traduzidas noutra. / Dicionários biográficos / etc.

**Glossários – espécie de dicionário que traduzem termos técnicos de uma língua em palavras mais claras e correntes da mesma língua

**Repertórios – indicações sobre pessoas, organismos, instituições ou documentos que existem numa determinada época ou área (repertório dos livros disponíveis, repertório das ONGs moçambicanas, repertório dos projectos de investigação)

B) Pesquisa no catálogo da biblioteca onde todos os livros que a biblioteca possui se encontram referenciados. Existem na maioria das bibliotecas catálogos de títulos, autores e assuntos. Mas noutras bibliotecas não. A preocupação será de ir, em primeiro lugar, ao catálogo/ficheiro de assuntos. Mas necessitamos também de saber como consultá-lo, pois existem várias hipóteses, termos cruzados/relacionados. Além de tudo, a elaboração deste catálogo depende do bibliotecário o qual pode não estar a dar a informação que eu preciso e que o livro contém.

Se tenho um tema a desenvolver tenho de estar clara sobre o que quero trabalhar, dominar conceitos, Por exemplo, se eu estou a trabalhar com redes sociais, com laços de solidariedade, tenho de estar claro o que isto significa, como se estabelecem, quando se estabelecem, porque é que se estabelecem … isto significa que na minha pesquisa por assuntos eu devo procurar em várias áreas se encontro documentos relativos ao meu assunto. Por exemplo, parto do pressuposto que é em alturas de crise política, económica e social, que esses laços se tornam mais fortes, criam uma nova dinâmica, ou se estabelecem novos. Assim, posso encontrar informações sobre redes sociais em livros que me falem da guerra, de refugiados, de deslocados, de religião, de pobreza e vulnerabilidade das populações, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (225.9 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com