TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE A AFETIVIDADE E O DESEMPENHO NO TRABALHO

Por:   •  8/9/2017  •  Seminário  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

SEMINÁRIO GESTÃO DE PESSOAS

A  RELAÇÃO ENTRE A AFETIVIDADE E O DESEMPENHO NO TRABALHO

SIGNIFICADO DE AFETIVIDADE

Segundo o dicionário Aurélio, o significado de afetividade é:

  •  Faculdade afetiva; qualidade do que é afetivo.
  •  Função geral, sob a qual se colocam os fenômenos afetivos, ou seja, está relacionado a todos os fenômenos afetivos

TEORIA DE WALLON

Afetividade é:

A capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). A afetividade consiste, portanto, na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo. (CRUZ E SOUZA, 2014)

TEORIA DE PIAGET

A afetividade tem um papel primordial no funcionamento da cognição, funcionando como uma fonte de energia para a inteligência e o pleno funcionamento das estruturas mentais. (CRUZ E SOUZA, 2014)

TEORIA DE VYGOTSKY

A  afetividade faz parte de uma condição histórico-social onde nossas percepções dão sentidos e significados para o que construímos culturalmente. (CRUZ E SOUZA, 2014)

CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Refere-se especificamente ao processo de aquisição e aperfeiçoamento de competências ao longo do tempo e está diretamente relacionado com as atividades do cotidiano profissional sendo resultado de um processo mais amplo de aprendizagem contínua, baseados em conhecimentos, habilidades e atitudes (MOURÃO, 2015).

CONCEITO DE DESEMPENHO PROFISSIONAL

um conjunto de características ou capacidades de comportamento e rendimento de um indivíduo, de uma organização ou grupo [...] em especial quando comparados com metas, requisitos ou expectativas previamente definidos (Carnut e Narvai, 2016)

CONCLUSÃO

  • Dificuldade de se encontrar temas específicos envolvendo a afetividade e o desempenho profissional.
  • Nota-se que a afetividade está diretamente relacionada ao desempenho profissional.
  • Pessoas mais afetiva-positivas têm maior círculo de relacionamentos  decorrendo naturalmente para a possibilidade de maiores oportunidades.
  • Conclui-se que a afetividade, se positiva, é um importante fator para desempenho profissional
  • Sugere-se, que as organizações invistam na questão afetiva de seus empregados, o que poderá trazer significativos resultados para seus objetivos.

BIBLIOGRAFIA

ARAÚJO, Regina Lúcia Moura de. Afetividade institucional de equipe: um estudo de caso em um hospital público e de ensino. Dissertação. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009

 BASTOS, Antônio Virgílio; BRANDÃO, Margarida Guimarães Andrade.; PINHO, Ana Paula Moreno. Comprometimento organizacional: explorando este conceito entre servidores de instituições universitárias. Revista de Administração Contemporânea: Rio de Janeiro, RJ Maio/1997.

 CARNUT, Leonardo; NARVAI, Paulo Capel. Avaliação de desempenho de sistemas de saúde e gerencialismo na gestão pública brasileira. Saude soc.,  São Paulo ,  v. 25, n. 2, p. 290-305,  June  2016.

 CRUZ, Sayonara Ribeiro Marcelino, SOUZA, Aniele Moraes. Afetividade e EaD: caminhos possíveis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11, 2014, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2014. Disponível em: < http://esud2014.nute.ufsc.br/anais-esud2014/files/pdf/128138.pdf>. Acesso em: 19 set. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com