TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde e E.F. Escolar

Por:   •  14/12/2021  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Educação Física Escolar: Uma proposta de Diretrizes Pedagógicas.

A Educação Física no contexto escolar está fortemente ligada a exercícios e movimentos, contudo existe a proposta de se adicionar a esta disciplina mais conteúdos e metodologias, proporcionando-lhe uma estreita relação entre a prática e a teoria, que levará a uma formação apropriada das crianças e jovens, contribuindo para que tenham pensamentos críticos e reflexivos sobre a cultura do movimento.

A obra inicia com uma exploração dos primórdios da Educação Física, seu desenvolvimento no decorrer dos séculos e os avanços pelo qual passou. Descreve sua finalidade e objetivos, ressaltando suas responsabilidades diante do desafio de formar bons cidadãos, conscientes, que sejam capazes de se posicionarem criticamente diante dos obstáculos da vida escolar. Apresenta ainda a Metodologia e Estratégias desenvolvidas neste século e meio de tradição, colocando o professor como o principal elo de ligação entre as estratégias mais adequadas para se alcançar os princípios metodológicos gerais. Entre esses princípios, vê-se a importância de saber trabalhar a inclusão de todos os alunos, para que a diversidade seja um complemento variado, onde a cultura corporal de movimento e suas práticas de aptidão sejam aceitas e combinadas a conteúdos mais complexos. E por fim a avaliação, com suas características, dificuldades e peculiaridades que servem para problematizar a ação pedagógica, bem como suas categorias como a totalidade, mediação e contradição.

A Educação Física quer se adaptar à cultura contemporânea e precisa passar por transformações que aperfeiçoem seus professores, numa fundamentação teórica que lhe permita experimentar novas estratégias e conteúdos, para que a metodologia forneça à criança a jovens a educação formal e crítica dessa cultura tão diversificada e inovadora.

Nunca foi tão importante, discorrer sobre este assunto como agora, pois fazendo parte do Currículo Escolar, a Educação Física e seus profissionais precisam se adaptar a todas as possíveis mudanças que permitiram seu desenvolvimento e aperfeiçoamento no decorrer do século. Estas novas propostas visam buscar a melhoria de professores e diretrizes pedagógicas para que a disciplina continue se fortalecendo e se desenvolvendo com os anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com