TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ática educativa, Pedagogia e Didática

Por:   •  25/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.402 Palavras (30 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 30

Introdução:

O autor determina na narrativa princípios de grandes importância para a didática e o seu caráter aglutinador dos conteúdos, ele engloba vários conhecimentos da área da educação, sociologia da educação, psicologia e outras diversas áreas.

O autor fala sobre a percepção e compreensão reflexiva e critica das situações didáticas, a compreensão critica do processo de ensino, a unidade objetivos-conteúdos-métodos, o domínio de métodos e procedimentos para usar em casa situação de didática concretas.

O Autor organiza uma discussão que tem caráter pratico no processo educativo. Que é dividida em capitos que contemplam diversas áreas de abrangência da didática.

CAPÍTULO 01 - Prática educativa, Pedagogia e Didática

             

A didática é um conjunto dos conhecimentos pedagógicos, e fundamental para a importância do ato de ensinar e aprender na formação humana para vivermos em sociedade. O autor aborda a pratica educativa em sociedade, a diferença entre a educação, instrução e ensino, a educação escolar e pedagógica e didática, e a didática e sua importância na formação dos professores.

Prática educativa e sociedade

Os professores são muito importantes para a formação das gerações do processo educativo, pois completam a pratica educativa.

A pratica educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade mas sim do processo de promover os indivíduos os conhecimentos, cultura experiências para se tornarem aptos a atuar em um meio social e transforma-los em função de necessidades econômicas, sociais, políticas e coletivas. A educação é um espaço social universal.

O autor nos mostra os tipos de educação que são:

  • Não intencional: refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos
  • Intencional: refere-se àquelas que têm objetivos e intenções definidos.

A educação pode ser também, formal ou não-formal, dependendo sempre dos objetivos. A educação não-formal é aquela realizada fora dos sistemas educacionais convencionais, e a educação formal é a que acontece nas escolas, agências de instrução e educação ou outras.

Libâneo relata o papel social da educação como seus conteúdos objetivos são determinados pela sociedades, políticas e ideológicas predominantes, cita essa relação da educação com os professores formadores da sociedade “ desde o inicio da historia da humanidade, os indivíduos e grupos tratavam relações recíprocas diantes da necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência" (Libâneo, 1994, p.19). O autor nos coloca ideologias como valores apresentados pela minoria dominante e assim demonstra a pratica educativa e seu desenvolvimento social. Libâneo afimar que a escola é um campo específico de atuação política do professor, politizando ainda mais o ambiente escolar.

Educação, instrução e ensino

O autor define as três palavras-chave dando suas diferenças em seus variados sentidos.

  • Educação: é um conceito amplo, que pode ser sintetizada como uma modalidade de influencias e inter-relações que convergem para a formação da personalidade social e o caráter, sendo assim uma instituição social.
  • Instrução: é a formação e ao desenvolvimento das capacidades cognoscitivas, mediante o domínio de certos conhecimentos.
  •  Ensino: é conceituado aqui como as ações, meios, condições para que aconteça a instrução.

Observa-se que a instrução esta subordinada à educação. Estas relações criam uma relação intrincada destes três conceitos que são responsáveis pelo educar. Destaca que podemos instruir sem educar ou vice-versa, pois a real educação depende de transformarmos estas informações em conhecimento, tendo nos objetivos educativos uma forma de alcançarmos esta educação. A educação escolar pode ser chamada também de ensino.

Educação escolar, Pedagogia e Didática

  • A educação escolar: é um sistema de instrução e ensino de objetivos intencionais, sistematizados e com alto grau de organização, dando a importância da mesma para uma democratização maior dos conhecimentos. O autor coloca que as práticas educativas é que verdadeiramente podem determinar as ações da escola e seu comprometimento social com a transformação.
  • A pedagogia investiga estas finalidades da educação na sociedade e a sua inserção na mesma.
  • Didática: é o principal ramo de estudo da pedagogia para poder estudar melhor os modos e condições de realizarmos o ensino e instrução. Ainda coloca a importância da sociologia da educação, psicologia da educação nestes processos de relação aluno-professor.

A Didática e a formação profissional do professor

O autor nos mostra, que as duas dimensões da formação profissional professor para o trabalho didático em sala de aula.

  • A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia.
  • A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a

didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do

professor.

Libâneo define a didática como a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente.

CAPÍTULO 02 - Didática e Democratização do Ensino

A discussão continua, é a mesma colocada no capítulo anterior, sobre a democratização do ensino e a importância de oferecer qualidade a toda sociedade.

Libâneo faz colocações sobre o objetivo da escola publica, coloca o ensino como ações indispensáveis e encima disso faz um levantamento de perguntas e respostas envolvendo a qualidade de ensino, escolarização o fracasso escolar, a ética como compromisso profissional e social.

A Escolarização e as lutas democráticas

A escolarização é o processo principal para oferecer a um povo sua

real possibilidade de ser livre e participar das lutas democráticas, para Libâneo democracia é um um conjunto de conquistas de condições sociais, políticas e culturais, pela maioria da população para participar da condução de decisões políticas e sociais. Libâneo, (1994, 35) cita Guiomar Namo de Mello: "A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática", fala também dos índices de escolarização no Brasil, mostrando a evasão escolar e a repetência como graves problemas advindos da falta de uma política pública, de igualdade nas oportunidades em educação, deixando como resultado um enorme número de analfabetos na faixa de 5 a 14 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (200.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com