TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Seminário de Praticas Educativas Pedagogia UERJ

Por:   •  16/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Tradicionalmente nas escolas o trabalho de corpo e movimento ainda está exclusivamente associado às aulas praticas de Educação Física. Não se considera que a capacidade de se movimentar das crianças avança na medida em que o professor se conscientiza de que uma de suas funções na escola é proporcionar a convivência com determinados conteúdos da cultura lúdica e corporal.

A escola historicamente imobiliza seus alunos em salas de aula, pois acredita que movimentações são intimidadoras e podem causar descontrole no antiquado sistema escolar. Tal sistema se conserva trabalhando de forma padronizada, prezando as regras, obediência e ordem. Desconsidera-se que o corpo e seus movimentos são condições de existência, e que é através deles que expressamos necessidades, sentimentos e angustias.

Entendendo que o corpo é nossa condição de existência e acredito que outras disciplinas devam inserir em seu currículo atividades lúdicas e corporais aspirando à interação, interesse, e os vínculos afetivos proporcionados pela movimentação.

Professor Keating, interpretado por Robin Williams no filme “Sociedade dos poetas mortos”, retrata com lucidez a escola contemporânea que trabalha com jovens de forma inadequada. Desconsideram-se a energia e entusiasmo presentes nessa faixa etária e, mesmo o filme se passando no ano de 1859, são apresentados alguns momentos que se assemelham ao nosso atual sistema educacional.

Capitão Keating (como era chamado por seus alunos) estava à frente de seu tempo. Ele transformou a rotina de seus alunos (que estavam acostumados com uma pedagogia arcaica, mecanicista, rígida e autoritária), aplicando novos métodos e técnicas, como a compreensão poética, interpretações de Shakespeare, esporte, músicas e até uma simples caminhada ao pátio. Em todas as suas aulas, Capitão Keating estimulava o dialogo, interpretações artísticas da poesia, movimento, energia, desprendimento, sentimentos, o trabalho com músicas, novas interpretações de obras clássicas, e caminhadas ao ar livre visando o autoconhecimento e a exploração.

O filme é uma importante referência para inovarmos e buscarmos meios diversificados para estimularmos toda a vida escolar de nossos alunos.

O lúdico é essencial para formação das crianças nas séries iniciais. É através dos jogos e de situações de faz de conta que o aluno compreende as regras presentes em seu cotidiano, além de tornar aprendizagem prazerosa e desenvolver habilidades físicas e cognitivas.

Aprender brincando é uma excelente maneira de assimilar assuntos presentes nos conteúdos da grade curricular, não apenas nas aulas de Educação Física, mas também em todas as disciplinas.

Compete ao educador estimular seus alunos por meio de métodos lúdicos, visando um aprendizado prazeroso e efetivo. Abaixo são apresentados alguns exemplos de brincadeiras que pode ajudar na aprendizagem e dinamicidade em sala de aula:

Nome: Descubra o erro

Formação: O critério do educador.

Organização: Pede-se a um aluno que deixe o local da brincadeira, mas antes que se atente a todos os detalhes, quando sair alguns alunos fazem algumas modificações.

Execução: Quando o aluno voltar os que permaneceram dirão se está quente (caso o objeto ou pessoa modificada esta por perto) ou frio (caso o objeto ou pessoa esteja longe da modificação) à medida que ele se aproxima ou se afasta do que mudou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com