TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Educativa, Pedagogia e Didática

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Pernambuco - UPE 

Escola Superior de Educação Física - ESEF 

Disciplina: Pedagogia da Educação Física 

Docente: Bruno Modesto Silvestre 

Discente: Aline Souza de Lucena

Prática Educativa, Pedagogia e Didática (p. 15-29) Capítulo 1.

LIBÂNEO, José Carlos. didática. Cortez Editora, 2006.

A ideia central do capítulo é mostrar as diversas possibilidades onde o ensino pode se encaixar junto com a sociedade. O autor mostra que a pedagogia é algo mais abrangente do que se imagina, e que a didática é um destaque por ser dada como teoria do ensino.

“Consideraremos, em primeiro lugar, que o processo de ensino ― objeto de estudo da Didática ― não pode ser tratado como atividade restrita ao espaço da sala de aula.” (p.15)

“[...] Nesse caso, constituem-se disciplinas propriamente pedagógicas tais como a Teoria da Educação, Teoria da Escola, Organização Escolar, destacando-se a Didática como Teoria do Ensino.” (p.16)

Quando fala-se de educação, assim como ensino, não se pode colocar numa caixa, restringindo o seu conceito. A educação, assim como o ensino, é algo que caminha junto com a sociedade. Sendo a educação escolar ou extra-escolar, intencional ou não intencional, a sua importância é explícita.  

“A educação ― ou seja, a prática educativa ― é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades.” (p.16-17)

“Não há sociedade sem prática educativa nem prática educativa sem sociedade [...] Os estudos que tratam das diversas modalidades de educação costumam caracterizar as influências educativas como não-intencionais e intencionais.” (p.17)

É impossível, na sociedade atual, com o progresso dos conhecimentos científicos e técnicos, e com o peso cada vez maior de outras influências educativas (mormente os meios de comunicação de massa), a participação efetiva dos indivíduos e grupos nas decisões que permeiam a sociedade sem a educação intencional e sistematizada provida pela educação escolar. (p.18)

O sistema educativo, incluindo as escolas, as igrejas, as agências de formação profissional, os meios de comunicação de massa, é um meio privilegiado para o repasse da ideologia dominante.” (p.20)

O campo específico de atuação profissional e política do professor é a escola, à qual cabem tarefas de assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimentos e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crítico e criativo. (p.22)

O autor mostra que, além da educação ser algo necessariamente social, é também político, de influência. No âmbito escolar, o professor é o mediador para que o aluno seja capaz de compreender isso e seguir seu pensamento independente.

[...] a educação é o objeto de estudo da Pedagogia, colocando a ação educativa como objeto de reflexão, visando descrever e explicar sua natureza, seus determinantes, seus processos e modos de atuar. O processo pedagógico orienta a educação para as suas finalidades específicas, determinadas socialmente, mediante a teoria e a metodologia da educação e instrução. O trabalho docente ― isto é, a efetivação da tarefa de ensinar ― é uma modalidade de trabalho pedagógico e dele se ocupa a Didática. (p.23)

[...] para tornar efetivo o processo educativo, é preciso dar-lhe uma orientação sobre as finalidades e meios da sua realização, conforme opções que se façam quanto ao tipo de homem que se deseja formar e ao tipo de sociedade a que se aspira. Esta tarefa pertence à Pedagogia como teoria e prática do processo educativo. (p.24)

“A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.” (p.25)

“A Didática está intimamente ligada à Teoria da Educação e à Teoria da Organização Escolar e, de modo muito especial, vincula-se à Teoria do Conhecimento e à Psicologia da Educação.” (p.26)

“A formação profissional do professor implica, pois, uma contínua interpenetração entre teoria e prática, a teoria vinculada aos problemas reais postos pela experiência prática e a ação prática orientada teoricamente.” (p.28)

O processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções. Este é o objeto de estudo da Didática. (p.29)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com