TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIBÂNEO PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGOGIA E DIDÁTICA

Por:   •  21/1/2023  •  Resenha  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA

CENTRO DE CIENCIAS DA NATUREZA CCN 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA PRESENCIAL

DISCIPLINA: DIDÁTICA GERAL; TURMA: 02; TURNO: NOTURNO

PROFESSOR (A): MARIA DAISE DE OLIVEIRA CARDOSO

COMPONENTE: GERSONN VICTOR RABELO COSTA

 CAPÍTULO 01 – PRÁTICA EDUCATIVA, PEDAGOGIA E DIDÁTICA

RESENHA

TERESINA

2022

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Editora Cortez. São Paulo, 2006.

        Após a leitura do capítulo proposto e de análises que violaram os limites do capítulo fica evidente que a atividade docente necessita de instrumentos ao mesmo tempo teóricos e técnicos para que este realize satisfatoriamente seu trabalho. Com isso, consequentemente cria sua própria didática, isto é sua prática de ensino em situações específicas conforme o contexto social das turmas que leciona. Sob essa ótica, o autor aborda no capítulo em questão o tema situando a didática no conjunto dos conhecimentos pedagógicos, demonstrando a importância substancial do ato de ensinar na formação humana e na sociedade em que vivermos. Nesse sentido, nesse capítulo o autor apresenta a prática educativa em sociedade, a diferença entre a educação, instrução e ensino; a educação escolar, pedagogia e didática, além da didática e sua importância na formação dos professores.

PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE

Os professores são parte integrante do processo educacional, são essenciais para moldar as gerações e os padrões da sociedade pela qual lutamos. Neste subtítulo, o autor trás a educação como um fenômeno social universal que determina o caráter existencial e essencial da mesma. Além disso, estuda os tipos de educação, a não intencional e a intencional em que a primeira refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Enquanto a intencional refere-se aquelas que têm objetivos e intenções definidas. Para tanto, a educação pode ser também, formal ou não formal, dependendo dos objetivos que a norteiam.

Diante desse cenário, diz-se que a educação não formal decorre fora dos sistemas de ensino convencionais, já a educação formal é aquela que decorre nas escolas, organismos de educação e formação, entre outros. Sob esse viés, Libâneo relata que o papel social da educação bem como seus conteúdos objetivos é determinado pelas sociedades, política e ideologia predominantes. Ele cita essa importante relação entre a educação e os processos formativos da sociedade, em que "desde o início da história da humanidade, indivíduos e grupos estão envolvidos em relações mútuas no que diz respeito à necessidade de cooperar para garantir sua sobrevivência" (Libâneo, 1994, p. 19). O autor considera, portanto, essas influências como os fatores básicos das desigualdades entre os homens, que são uma característica básica dessa sociedade.

Assim, coloca a ideologia como os valores apresentados pela minoria dominante, politiza a prática educativa e demonstra seu envolvimento no campo social, sendo a escola um espaço específico da atuação política do professor, politizando ainda mais o ambiente escolar.

EDUCAÇÃO, INSTRUÇÃO E APRENDIZAGEM.

O autor define as três temas- chaves, neste subtítulo, em conjunto com suas diferenças e sentidos diversos. Desse modo, a educação que é apresentada com um conceito amplo, que podemos sintetizar como uma modalidade de influências e inter-relações que confluem na formação da personalidade social e do caráter, sendo assim uma instituição social.

Já a instrução está relacionada à formação e ao desenvolvimento das capacidades cognoscitivas, mediante o domínio de certos conhecimentos. Daí, a aprendizagem, por sua vez, é conceituada aqui como as ações, meios e condições na quais aconteça a instrução. Portanto, observa-se que a instrução esta subordinada à educação. E, não obstante, tais relações criam uma relação intrínseca entre esses três conceitos que são responsáveis pelo “educar”.

Outrossim, destaca que podemos instruir sem educar e vice-versa, pois a verdadeira educação depende da transformação dessa informação em conhecimento, sendo os objetivos educacionais os meios para alcançar essa educação. Por fim, salienta que a educação escolar também pode ser chamada de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (219 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com