TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇOES DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAUPONTY PARA A PSICOPEDAGOGIA

Por:   •  23/10/2015  •  Artigo  •  6.407 Palavras (26 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 26

 

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS

FACULDADE INTEGRADA DE PATOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

 

 

 

 

 

AS CONTRIBUIÇOES DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAUPONTY PARA A PSICOPEDAGOGIA

 

 

 

JOSÉ ROBERTO GOMES

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO PESSOA-PB

2012

 

JOSÉ ROBERTO GOMES

 

 

 

 

AS CONTRIBUIÇOES DA FENOMENOLOGIA DE MERLEAUPONTY PARA A PSICOPEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

Trabalho de conclusão de curso - Artigo Científico, apresentado ao Programa de pós-graduação Lato Senso do curso de Especialização em Ciências da Educação, das Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para a obtenção do título de Especialista.

 

 

 

Orientadora: Ms. Antônia Amélia Nóbrega

 

 

 

 

JOÃO PESSOA

2012

AGRADECIMENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dedicatória

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO

 

A fenomenologia como corrente filosófica surgida no século XIX com Edmund Husserl fez discípulos como Merleau-Ponty. Estes filósofos puseram nos fenômenos que se apresentam a nossa consciência a base do conhecimento. A experiência nos fornece aqueles dados de fato que passam a compor nosso entendimento de mundo de forma que antes mesmo que saibamos como se chama este ou aquele fenômeno temos contato primeiro com a experiência. MerleauPonty aponta o mundo da vida como âmbito de nossa formação originária sobre o que dá sentido a vida, sendo a experiência com os fenômenos o primeiro contato que temos por meio do corpo, feito da mesma matéria que o mundo, capaz de fornecer conhecimento do mundo. A percepção de cada fenômeno singular se torna universal à medida que os fenômenos se repetem e são comuns na sua essência. Um exemplo é a ideia de quente que experimentamos, não é preciso muitas experiências para que entendamos e diferenciemos o quente do frio. Neste sentido a Psicopedagogia, que se preocupa com os fenômenos das dificuldades da aprendizagem e carrega consigo o método da pedagogia e a análise investigativa da psicologia pode receber da fenomenologia a contribuição de um diagnóstico do sujeito que não o perceba separado do mundo em singularidade com ele, porém como sujeito que estando no mundo dele é influenciado e influencia. Assim a leitura deste artigo contribuirá para que por meio do método fenomenológico o psicopedagogo tenha a disposição mais um instrumento dado a ele pela filosofia na compreensão do sujeito analisado em sua totalidade, partindo dos fenômenos e da percepção destes para entender as dificuldades de aprendizagem e a forma de preveni-los.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÀRIO

 

1. Introdução.........................................................................................................07  

2. Fenomenologia em Merleau-Ponty        

  3. Fenomenologia e Psicopedagogia: relação possíve             

  4. Considerações Fianis,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,        

 

                   

         5. Referencias........................................................................................................201


1. Introdução          

Este artigo de conclusão de curso quer ser não apenas um encerramento de um processo de aprendizagem de uma área específica, a psicopedagogia, porém uma discussão em torno de como aprendemos através dos fenômenos e de como eles se apresentam a nossa consciência a fim de podermos por meio do perceptível descobrir a essência ou a significação daquilo que estar no devir do cotidiano e contribui para a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com