TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO

Por:   •  13/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem

Acadêmico: Vanderléia Cristina Esch Basi

R.A. 1893818-5

Curso: Pedagogia

 Disciplina: POLÍTICAS E O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Valor da atividade: 3,50

Prazo: 11/10/2021 até 12/11/2021

Instruções para Realização da Atividade

  1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
  2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
  3. Esta é uma atividade individual. Caso seja identificada cópia de colegas, ambos os trabalhos sofrerão decréscimo de nota;
  4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
  5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
  6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa, referencie conforme as normas da ABNT;
  7. Na Sala do Café do ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
  8. Critérios de avaliação: Utilização do formulário padrão; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
  9. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.

Bons estudos!

Realize uma produção textual (de 35 a 45 linhas) com os seguintes itens:

- Apresentar no mínimo três argumentos que você poderia usar para ajudar o professor Fabiano a compreender o papel dele para a Inclusão e a importância do vínculo frente à diversidade em sala de aula;

 - Citar no mínimo duas legislações brasileiras atuais que apoiam a educação inclusiva;

- Citar uma legislação brasileira que prevê a presença de um professor de Libras na sala de aula para alunos surdos;

- Descrever a dinâmica que você aplicaria com os alunos e professor.

As pessoas que tinham algum tipo de deficiência por diversos períodos foram colocadas à margem da sociedade em diversos aspectos sociais, econômicos culturais, educacionais e políticos, as pessoas com algum tipo de deficiência eram vistas como seres incapazes desapropriando assim seus direitos de escolhas. As pessoas surdas até meados do século XVI eram consideradas ineducáveis, ou seja, inúteis ao âmbito social. Entre os séculos XVI a XVIII, as crianças surdas eram, na Europa e nos Estados Unidos, frequentemente, abandonadas por suas famílias ou confinadas no contexto doméstico (MONTEIRO, 2006).

Apesar das leis que existem para garantir a inclusão dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino, estimasse que existem cerca de seis milhões de crianças, jovens e adolescentes com necessidades educacionais, entretanto, não chega a quatrocentos mil o número de alunos matriculados, apesar dos inúmeros esforços para eliminar a desigualdade ainda existem muitos casos de exclusão generalizada dos sujeitos com necessidades especiais. Segundo Bortoleto; Rodrigues e Palamin (2002/2003), a inclusão do surdo na escola deve garantir sua permanência no sistema educacional regular com igualdade de oportunidades, bem como, ensino de qualidade.

PORTARIA Nº 1.793, DE DEZEMBRO DE 1994 – Dispõe sobre a necessidade de complementar os currículos de formação de docentes e outros profissionais que interagem com portadores de necessidades especiais e dá outras providências. Segundo o Art. 3º Recomendar a manutenção e expansão de estudos adicionais, cursos de graduação e de especialização já organizados para as diversas áreas da Educação Especial.

 A inclusão tem papel fundamental na participação do aluno com necessidades especiais, como apresentado no exposto, é normal que o professor Fabiano esteja com dificuldades para lidar com a situação de um aluno surdo em sala de aula, já que nunca teve essa experiência, entretanto, pedir a transferência do aluno não é cabível, nós como professores devemos estar sempre preparados para diversas situações e sempre buscando sair da nossa zona de conforto, tendo a necessidade de adquirir conhecimentos e estar buscando maneiras que lidar com todas as situações. Cabe a ele pensar que através desse aluno vai superar seus conhecimentos e com toda certeza adquirirá muitos fatores positivos a sua experiência, fazendo parte da jornada educacional desse aluno.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com