TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SITUAÇÕES EXTERNAS NA VIDA DOS ADOLESCENTES

Por:   •  6/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

COLÉGIO SANTA TERESA- SANTANA DO LIVRAMENTO.

TEMA: SITUAÇÕES EXTERNAS NA VIDA DOS ADOLESCENTES.

NOMES DOS ALUNOS: ÁLVARO OSÓRIO, EDUARDO KRAUSE, FERNANDA SERPA E LUÍZA GIUDICE.  

ANO/TURMA: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, TURMA 201.

AGOSTO/2019.

SUMÁRIO:

1.TEMA GERAL — SITUAÇÕES EXTERNAS NA VIDA DOS ADOLESCENTES.

1.1– BULLYING.

1.2– AS PESSOAS COM QUEM CONVIVEM.

1.3– O ACESSO À TECNOLOGIA.

1.4– A FORMA DE COMUNICAÇÃO ATUAL.

1.5 -

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

 Este trabalho escolar tem por objetivo desenvolver a pesquisa sobre o tema Situações externas na vida dos adolescentes tendo como situações a serem relacionadas: o Bullying, as pessoas com quem convivem, o acesso à tecnologia e a forma de comunicação atual.  

1.1 Bullying (Luíza Giudice)

 Todas as atitudes agressivas, verbais ou físicas, conhecidas também pelo termo “bullying” se tornaram frequentes. Levando em consideração esses aspectos, sabe-se que o bullying precisa ser discutido principalmente nas instituições de ensino.

  1. Pessoas com quem convivem (Fernanda Serpa de Govea)

 Vivemos em sociedade, portanto é muito difícil não sermos influenciados. Sabendo disso, se torna de extrema importância o desenvolvimento da inteligência emocional para que não sejamos influenciados pelo nosso meio.

  1. O acesso à tecnologia (Eduardo Rigo Krause)

 O subtema “Acesso à Tecnologia” terá como objetivo trazer à tona as alterações que a internet proporciona nessa fase essencial do crescimento – Incluindo na área da saúde psicológica.

1.4 A forma de comunicação atual (Álvaro Osório da Rosa)

 Atualmente a tecnologia tem feito uma grande diferença em todas as nossas vidas, sendo muito útil para problemas do dia-a-dia, porém acaba muitas vezes sendo um grande problema de acordo com a sua má utilização.

   

 

BULLYING

Sabe-se que o Bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam. Este subtema que está presente no tema geral “situações externas na vida dos adolescentes” é a temática do artigo a ser lido, com o objetivo de trazer como ele se manifesta e como a sociedade tenta extingui-lo no Brasil e na Finlândia.

 O Brasil é o quarto país com maior prática de bullying no mundo, aponta UNICEF. Conforme pesquisa feita pelo O Globo o ambiente das escolas brasileiras é duas vezes mais suscetível ao bullying do que a média geral das instituições de ensino em 48 países, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. De acordo com a Talis (sigla em inglês para Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem 2018), 28% dos diretores das escolas brasileiras no ensino fundamental apontaram a intimidação ou o bullying como um problema que ocorre semanal ou diariamente nos ambientes de ensino. O problema no Brasil é ainda mais acentuado no sistema público de ensino, onde os números sobem para 35% (ensino fundamental) e 23% (ensino médio).

Infelizmente, casos de bullying estão presentes na maioria das escolas do mundo. Nem mesmo a Finlândia, país considerado uma liderança em educação, é uma exceção. De acordo com a BBC News, desde 2009, o bullying nas escolas do país vem diminuindo drasticamente graças a um método revolucionário para combater situações nas quais um estudante ou um grupo hostiliza de forma sistemática um colega, batizado de KiVa (acrônimo de Kiusaamista Vastaan, que quer dizer "contra o bullying" em finlandês) que foi desenvolvido na Universidade de Turku, no sudoeste do país.

Rodas de conversa, palestras, apresentações teatrais e musicais, produção textual, atividades esportivas e recreativas e muita conversa sobre maneiras de prevenir e combater o bullying são algumas das atividades desenvolvidas nas escolas da rede estadual de ensino.  As ações fazem parte da programação da Semana de Prevenção e Combate ao Bullying desenvolvida pela Secretaria de Educação do Paraná, o objetivo é sensibilizar as escolas e criar um canal de comunicação entre estudantes, e professores.  Na Finlândia, o modelo adotado, chegou a eliminar completamente o bullying em até 80% das escolas e reduziu a prática em outras 20%. O sucesso do KiVa não passou despercebido na Europa, onde foi implementado em cerca de 20 países.       Luíza Giudice

AS PESSOAS COM QUEM CONVIVEM

 O presente artigo é sobre o subtema “as pessoas com quem convivem” do projeto aluno jornalista; na qual trata sobre inúmeras situações que acontecem na adolescência. O objetivo desse artigo é explicar como o meio influência na nossa trajetória. Tendo como fontes vários sites e profissionais que irão explicar de maneira didática esse assunto.  No presente artigo também se encontram exemplos nacionais e internacionais sobre o subtema “as pessoas com quem convivem”, ou em outras palavras, a “Influenciabilidade Social.”

 É basicamente impossível considerar que o nosso meio não influência em nossa personalidade; ainda mais na adolescência, Somos seres mutáveis; o que significa que estamos em constante mudança. Segundo estudos que trabalham com a “Influenciabilidade Social”, existem cinco graus que explicam o porquê o meio influência em nossas vidas: 5-Carência; 4- Amizade.  3- O líder 2- Chefe: 1-Tirano: Esse é um dos mais perigosos, visando que é totalmente inseguro consigo mesmo, portanto usa seu poder de influência para se sobrepor sobre os outros.

 Em âmbito internacional basicamente não há diferenças, visando que esse subtema está relacionado com o psíquico dos indivíduos. O que podemos falar sobre os outros países é o meio em que os adolescentes estão envolvidos; um exemplo disso são os jovens da Noruega, esse um pais com alta qualidade de vida (e com índices baixíssimos de violência), portanto não há índice de criminalidade entre os adolescentes, o que reflete na sociedade em um modo geral; sendo assim, passando essa influência positiva para as próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (309.7 Kb)   docx (115.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com