TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização Aos Seis Anos

Artigos Científicos: Alfabetização Aos Seis Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 3

Supremo blá-blá-blá

1. Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retire do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

Editorial publicado no jornal Folha de São Paulo em 20/08/2012. O ponto de vista do autor, ele faz duras críticas a demora do rito processual do sistema judiciário e as práticas de alguns ministros do Supremo Tribunal Federal que tendem adiar o curso do processo dos acusados do mensalão. O tema trata-se da morosidade no processo judicial graças a linguagem empolada. Trechos que retrata o tema: ``Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no judiciário, no Supremo, ainda mais no julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu``. Argumentos do tema: `` Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retória mais objetiva, direta e sucinta. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal´´. ``A prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles. O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim, prestavam contas e faziam do judiciário um poder menos fechado´´.

2. Leia os seguintes trechos retirados do editorial: a. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”

b. “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”

3. Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio?Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

a. Conhecimento do mundo. O trecho refere-se ao conhecimento que as pessoas adquirem através dos seus aprendizados e experiências cotidianas e colocam em prática nas suas vidas, sempre que necessário.

b. Conhecimento textual. O trecho refere-se ao conhecimento textual que o leitor necessita ter para interpretar determinados textos e ter uma boa compreensão a respeito do assunto em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com