TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Gerações

Por:   •  17/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Antigamente uma geração era definida a cada 25 anos, mas, atualmente, segundo especialistas uma nova classe genealógica surge a cada 10 anos.  Nas empresas, isso implica muito,pois são gerações com costumes, valores e ideais diferente. Mas, por outro lado, possibilita a troca de experiência e conhecimentos entre as gerações quando há tolerância e respeito.

As Gerações

Geração Baby Bomeer  (déc. De 20 a 40) – Surgiu após a Segunda Guerra Mundial, são pessoa que tem por volta 45 anos , é caracterizada por buscar uma vida estável e por ver o “nascimento” da tecnologia. Nas empresas, geralmente ocupam cargos de gerência e diretoria.

Geração X (déc. 60 a 70)- Veio como sucessora da geração Baby Bomeer, essa geração vivenciou fatos históricos como “Diretas Já” e fim da ditadura. Nas empresas, são conhecidos como os resistentes a tudo que é novo. Possuem uma insegurança em relação a estabilidade profissional, pois, temem perder o emprego para pessoas mais jovens.

Geração Y (déc. 80) – Em meio a explosão do mundo tecnológico, surge a geração Y, que vivencia e participa desses avanços, é caracterizada por conseguir efetuar mais de uma tarefa ao mesmo tempo ( como: ouvir musica, ler e-mails e navegar na internet  junto). No mercado de trabalho, essa geração quebrou paradigmas e trouxe um ambiente inovador para as empresas.

Geração Z (déc. 90) – São jovens que possui uma vida conectada ao mundo virtual, nasceram na era contemporânea, apresentam forte característica individualista e até antissocial. Ainda não estão inseridos no mercado de trabalho, mas, estudiosos temem que, por conta ,do excesso de informação e informática, essa geração traga problemas para as empresas por sua falta de tolerância e respeito com as gerações anteriores.

Conclusão

O conflito entre as gerações é uma questão que se estende a décadas, e pode ser vivenciada diariamente, seja no âmbito empresarial ou pessoal, por exemplo, o contato de pais e filhos, chefes e subordinados ou até mesmo em situações cotidianas, na qual nos deparamos com pessoas de diferentes idades.

O nosso intuito é dizer sobre os conflitos entre as gerações no mercado de trabalho, por esse motivo, citaremos abaixo situações, problemas e soluções encontradas diariamente neste meio.

No setor empresarial, uma situação comum é: a gestão da empresa geralmente é feita por pessoas que são da geração X (possuem mais experiência e são mais conservadores), mas, que lideram geração Y (recém-formados, cheios de ideias inovadoras) e a geração Z (Jovens ainda na faculdade, introvertidos e com grande potencial tecnológico). Essa situação de conflitos, é muito comum no mercado de trabalho e a maneira mais fácil e eficaz, é entender o estilos de trabalho de cada geração e buscar pontos em comum, valorizar o melhor de cada uma, transmitir conhecimentos de uma para a outra, assim, haverá um equilíbrio entre as gerações, proporcionando um melhor lucro para a empresa.

Imagens com características mais especificas das gerações

[pic 1]

[pic 2]

Fonte: OficinaNet e Coisaetal 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (115 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com