TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Opcional Produção Nacional

Por:   •  25/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Departamento de Gestão

Contabilidade de Gestão I

Semestre Ímpar – 20/21

[pic 2][pic 3]

Atividade opcional 1 – Produção Nacional – Bayard – RTP Play

        No dia 3 de outubro de 2017, foi transmitido pela RTP1 um documentário acerca da marca de rebuçados peitorais Dr.Bayard. No âmbito da cadeira de Contabilidade de Gestão I, foi pedida a realização de um relatório onde deve ser apresentado um comentário ao conteúdo do vídeo, destacando três aspetos que relacionam com a problemática da Contabilidade de Gestão.

        A história é relatada por José António Matias, filho de Álvaro Justino Matias, fundador da marca de rebuçados peitorais. Criada em 1949 por Álvaro Justino Matias, a marca teve origem na receita secreta de uma família francesa. Quando Álvaro Matias decidiu ir para Lisboa com o fim de começar uma nova vida, este passou por vários trabalhos, de entre os quais numa mercearia onde atendeu e conheceu o Dr.Bayard., e deste modo, foi criada uma forte relação de amizade entre Álvaro e a família.

        Com o fim da 2ª Guerra Mundial, a família Bayard volta para França, e como agradecimento a Álvaro por toda a ajuda que receberam, o Dr.Bayard deixou-lhe uma lata que continha o seu “bem mais precioso”, a fórmula secreta.

        Álvaro começa a pensar em fabricar os seus próprios rebuçados, e foi aprendendo com funcionários de outras fábricas até conseguir obter o produto. Assim, em 1949, foi fundada a marca. Inicialmente os rebuçados eram produzidos de forma caseira, e as condições foram ficando cada vez melhores até que em 1974 conseguiram chegar às instalações, que ainda hoje permanecem.

        O processo de fabrico dos rebuçados inicia-se na 1ª máquina que tem a função de dissolver e misturar os ingredientes, dando origem a uma massa. De seguida, a 2ª máquina – cozedora – tem a função de cozer a massa e secar toda a humidade que esta possa conter, sendo formada uma bola de massa de consistência pastosa que continuamente, é misturada numa mesa de amassar (é homogeneizada). Passa então para a 3ª máquina – molde – em que entra num recipiente que forma um cone até que fique sensivelmente com a espessura de um dedo. Segue-se a moldagem e corte dos rebuçados que vão em transportadores automáticos – onde são também secados – até às máquinas de embrulhar. Mais tarde, decidiram que a venda seria feita em embalagens, e não individualmente.

        O processo produtivo dos rebuçados é de extrema importante na unidade curricular de contabilidade de gestão na medida em que, por exemplo, as quantidades são ajustadas consoante o necessário. No vídeo é evidenciado o exemplo do “mel de rosmaninho” e “mel de eucalipto”, em que se o fornecedor muda ou se o mel é diferente há que fazer ajustes. Podem ser também enfatizados os conceitos de inputs e outputs.

        É referido que a época de maior venda é entre setembro e abril, enfatizando que não produzem muito stock para garantir que o produto que chega ao consumidor final é o mais “fresco” possível – tem de haver equilíbrio entre a produção e as vendas com o stock. Este facto pode também ser diretamente relacionado com a contabilidade de gestão que fornece informações importante de aprovisionamento que são úteis na tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (564.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com