TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional - RH

Pesquisas Acadêmicas: Atps Comportamento Organizacional - RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  3.290 Palavras (14 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 14

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ANHANGUERA UNIDERP PÓLO RONDONÓPOLIS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

MARLEIDE LEITE DE OLIVEIRA - RA 438497

Rondonópolis – MT

Abril 2013

MARLEIDE LEITE DE OLIVEIRA - RA 438497

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - ATPS

AS DIMENSÕES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina para obtenção e atribuição de nota da ATPS.

Rondonópolis

2013

SUMARIO

INTRODUÇÃO 04

ETAPA 1 – CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 05

ETAPA 2 – CONCEITO DE INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL 07

ETAPA 3 – TRABALHO EM EQUIPE UMA VANTAGEM COMPETITIVA 08

ETAPA 4 – PERCEPÇÃO VERSUS COMUNICAÇÃO 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERENCIAS 14

INTRODUÇÃO

A ciência aplicada no estudo do comportamento humano em diversos outros estudos comportamentais, da psicologia, da sociologia e da antropologia, entre outras. É necessário possuir habilidades baseadas no senso comum, estudar as destrezas humanas e relacionais. Há um século as empresas vêm exigindo um perfil novo de colaborador. Essa pessoa tem que ter a característica de sobre sair da difícil arte de viver bem, mas diariamente confronta com a necessidade de acompanhamento dos avanços tecnológicos.

Quando falamos em pessoas com essa complexidade humana fantástica, estamos envolvendo uma série de fatores, um deles é a motivação, por que quando essa pessoa está motivada, remunerada, premiada e reconhecida é capaz de desenvolver várias atividades com muito prazer. Buscando explicação no desenvolvimento do indivíduo como “ser único que é mais com suas diferenças individuais”, estudiosos da personalidade definem como ponto de partida, sua formação recebe contribuições determinantes genéticas e ambientais importantes e complementares.

São três motivos básicos que motivam o comportamento e o desenvolvimento humano: a percepção, as atitudes e os mecanismos de defesa, ou seja, o comportamento é sempre motivado por alguma causa própria do indivíduo, motivos internos ou externos, do ambiente a motivação é sinônimo da relação de causas e efeitos no comportamento das pessoas. Relação causa-efeito, parte do pressuposto que cada ação gera uma reação, conforme com as expectativas e ações das partes envolvidas.

ETAPA 1 – CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional é o estudo científico de indivíduos e grupos de qualquer organização e suas implicações e estruturas sobre o desempenho no sistema e processos. “Comportamento Organizacional no campo multidisciplinar e estuda o comportamento de grupos e indivíduos e o comportamento das próprias organizações” (STAW, 1984, p. 85). Damos o nome de organização ao grupo de pessoa que desenvolvem juntas uma divisão de trabalho com o mesmo objetivo comum: contribuir para a sociedade com um mesmo valor.

Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento (DUBRIN 2003, p. 02)

O comportamento organizacional é um campo de estudos, afirmação essa que significa tratar de uma especialidade, com um grupo comum de conhecimentos. As três determinantes do comportamento nas organizações são os indivíduos, os grupos e a estrutura. No comportamento organizacional aplica-se conhecimentos obtidos com pessoas, grupos e da estrutura fazendo com que as organizações trabalhem eficazmente e mostrando que esse comportamento afeta o desempenho das empresas.

Sistemas abertos: são sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas. Sistema aberto troca matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São eminentemente adaptados para sobreviverem se reajustam constantemente às condições do meio ambiente e a qualidade da estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos se organiza, aproximando-se de uma operação adaptada. A adaptabilidade é um processo de aprendizagem e de auto-organização. O sistema aberto não vive isoladamente.

Os sistemas fechados – são sistemas que estão isolados de meio ambiente, segundo o princípio da termodinâmica dizendo que “uma certa quantidade, chamada entropia, continua sempre aumentando o máximo”. A conclusão tem uma “tendência geral na natureza física em direção a um estado de máxima desordem”. Sistema aberto consegue “manter a si próprio, um fluxo de entrada e saída contínuo, com manutenção e sustentação dos seus componentes, estando sempre ao longo da vida em estado de equilíbrio químico e termodinâmico, obtido através de um estado chamado “homeostasia”. Por isso, os sistemas abertos utilizam uma forma de regulação dos dois mecanismos: feedback negativo e positivo. Através do feedback negativo, o sistema consegue anular as variações do meio ambiente, recusando qualquer informação que coloca em jogo o equilíbrio a fim de mantê-lo invariante. Por outro lado, o feedback positivo amplia o fluxo vindo do meio ambiente, tornando o sistema com um estado novo de equilíbrio, caracterizando a capacidade de mudança e de adaptação de um organismo.

Os sistemas abertos, “evitam o aumento da entropia e desenvolvem na direção de um estado com crescente ordem e organização” (entropia negativa).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com