TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 Aula a empresa e o Meio Ambiente Introdução

Por:   •  9/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS – Sistemas de Gestão Ambiental                                                    Prof. Msc. Daniel Oliveira

TECNOSUS

Tecnologia e Sustentação em Obras

Ramo: Construção Civil                                              

 Etapa 1 – Aula a empresa e o Meio Ambiente

Introdução

Estamos aqui para mostrar a nova forma inovadora de construção civil, a TECNOSUS muito conhecida por trabalhar com seriedade e sustentabilidade, é uma empresa de grande porte com capacidade para 1500 funcionários, situada na região de Sorocaba.

Quais os principais problemas ambientais que a empresa apresenta?

No momento o principal problema da empresa é o consumo de recursos, consumimos muita matéria prima.

Qual o problema mais grave?

      O problema mais agravante para a empresa são os resíduos deixados pelas obras

os resíduos sólidos da construção e também das demolições são responsáveis por  um grande impacto ambiental, e geralmente e jogado por outras pessoas de forma clandestina ou seja “escondido” em terrenos baldios, aterros e outras áreas.

      Resolvi fazer a resenha sobre os cinco principais problemas ambientais que afetam o nosso planeta. O  primeiro item é a água o descarte da água usada em produções industriais ou nas áreas de construção civil é um dos principais problemas enfrentados pelo mundo atualmente, em alguns lugares aqui no Brasil estamos passando por um período de secas rios, lagos e represas apresentam um volume muito baixo de água, já foi detectado que alguns lugares o volume morto de água não é adequado para o consumo dos seres humanos. Então temos que utilizar esse recurso de forma consciente, sem haver desperdícios.                                                                                    

     O  segundo item é o diesel, o uso do diesel durante o processo de exploração e produção aumenta o nível de poluentes na atmosfera. Algumas organizações locais querem proibir o uso do combustível durante o processo.

      O terceiro item é a geologia, ambientalistas criticam a falta de estudos geológicos da área onde haverá o trabalho. As organizações exigem que as empresas façam levantamentos para saber, por exemplo, se há poços abandonados no local. Pedem ainda que seja feito o monitoramento da qualidade da água e do ar um ano após a completação do poço, pois hoje não há essa obrigatoriedade.

     O quarto item fala sobre aditivos químicos, o uso de aditivos químicos durante a perfuração é alvo de polemica. Em uma única operação, podem ser usados ate 55 produtos tóxicos. As organizações pedem a divulgação detalhada desses aditivos. Alegam não saber os efeitos dessa mistura a saúde humana e a natureza.

        O quinto item é sobre a cimentação do poço que ainda é motivo de queixa entre os ambientalistas. Eles argumentam que há risco de contaminação, pois o revestimento tem uma vida útil e merece ser constantemente monitorado.

     Esses são os principais  problemas na gestão ambiental, podemos usar os recursos naturais sim, porem com consciência.

Qual a imagem ambiental, que o grupo acredita que a opinião publica tem da empresa, e a comunidade de entorno?

Acreditamos que apesar dos problemas acima citados a sociedade vê a preocupação que a empresa tem em cuidar da área ambiental, para não afetar o meio ambiente.

Ate o presente momento não tivemos reclamações posteriores da comunidade para com a empresa.

O que o grupo faria para melhorar a imagem da empresa?

Certificar a empresa com a norma regulamentadora da ISO14000 que é um conjunto de normas técnicas e administrativas que estabelece parâmetros para a gestão ambiental, conscientizar os funcionários  dar treinamentos e palestras sobre a melhoria continua que temos que ter, para melhorar cada vez mais a imagem e reputação da nossa empresa.

Etapa 2 – O governo e o meio ambiente

- De acordo com o tamanho da nossa empresa, vamos estar nos relacionando com os órgãos e resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que dispõe de critérios básicos  e diretrizes gerais para a avaliação da impacto ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com