TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA ANEXO B RELATÓRIO DA ATIVIDADE

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  3.513 Visualizações

Página 1 de 2

BRINQUEDOTECA

ANEXO B

RELATÓRIO DA ATIVIDADE

Acadêmico: Cinthia Araujo Da Silva Turma: PED 3385 Matrícula: 697235

Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de História

Data da aplicação e/ou observação: 15/07/2021

Tema: Folclore Brasileiro

Desenvolvimento: Começaremos a aula com uma breve explicação sobre o Folclore Brasileiro, cada aluno ira ganhar resumidamente a história de cada personagem para colagem no caderno. Após feito isso, deveram montar grupos de até quatro alunos para a brincadeira de quebra cabeças das lendas.

O jogo será diferenciado, pois eles deveram achar o par onde a sua história está descrita, deveram ler e achar seu personagem tal e qual.

Desenvolvimento da aula:

1º Momento:

O folclore brasileiro é bem diversificado e conta com atributos das culturas portuguesa, africana e indígena. Apesar dessa riqueza, o folclore só começa a figurar nas narrativas oficiais a partir do século XIX. O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional.

São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração. Atualmente, existe no Brasil o dia do Folclore Brasileiro, que é comemorado em 22 de agosto. A criação do dia do Folclore Brasileiro ocorreu por meio do Decreto nº 56.747, que foi assinado em 17 de agosto de 1965 pelo então presidente militar, Humberto Castello Branco. O objetivo da criação desse dia era incentivar estudos na área e garantir a preservação do folclore brasileiro. O dia 22 de agosto foi escolhido por meio de um marco importante nos estudos dessa área do conhecimento. Em 22 de agosto de 1846, o escritor inglês teve um artigo publicado em uma revista inglesa sugerindo a criação da palavra “folklore”, argumentando que ela significava “saber tradicional de um povo”.

​ Principais Lendas Brasileiras

Segue abaixo os principais personagens das lendas folclóricas brasileiras, que deveram ser coladas no caderno após a leitura.

2º Momento: JOGO DA MEMORIA

ATIVIDADE:

Justificativa: Sendo o folclore uma das características fundamentais de nossa identidade nacional, através dele as crianças desenvolverão senso de origem e pertencimento a um grupo societário maior, construindo sua identidade ao passo que se tornam cidadãos cientes dos valores e princípios positivos da cultura brasileira.

Considerações finais: O folclore brasileiro é muito rico em histórias e tradições, e oferece um universo rico e lúdico para se trabalhar em sala de aula.

Referencias:

-Folclore Brasileiro: lendas, brincadeiras, músicas, danças e festas - Toda Matéria (todamateria.com.br)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com