TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caráter Plural Do Processo De Socialização Na Escola

Dissertações: Caráter Plural Do Processo De Socialização Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Nas sociedades primitivas, a aprendizagem dos produtos sociais e a educação dos novos membros da comunidade aconteciam como socialização mediante a participação cotidiana das crianças nas atividades da vida adulta.

Com a aceleração do desenvolvimento das comunidades humanas, a complexidade das estruturas, a diversificação de funções e tarefas da vida nas sociedades, tornaram ineficaz esse processo.

Surgiram, então, ao longo da história diferentes formas de especialização no processo de educação ou socialização secundária (tutor, escola religiosa, escola laica), chegando aos sistemas de escolarização obrigatória para todas as camadas da população nas sociedades industriais contemporâneas.

Nestas sociedades a preparação das novas gerações para sua participação no mundo do trabalho e na vida pública requer a intervenção de instâncias específicas como a escola, cuja função peculiar é garantir a reprodução social e cultural para a sobrevivência mesma da sociedade.

Outras instâncias primárias de convivência e intercâmbios, como a família, os grupos sociais, os meios de comunicação exercem de modo direto a influência reprodutora da comunidade social. No entanto, a escola, por seus conteúdos, por suas formas e sistemas de organização, introduz progressivamente, as ideias, os conhecimentos, as concepções, as disposições e os modos de conduta que a sociedade adulta requer.

II) CARÁTER PLURAL E COMPLEXO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DA ESCOLA

Todos os autores e correntes da sociologia da educação admitem que ao menos, desde o surgimento das sociedades industriais, o objetivo básico e prioritário da socialização dos alunos na escola é prepará-los para sua futura incorporação no mundo do trabalho. Divergências teóricas surgem quanto à definição do que significa preparação para o mundo do trabalho, como se realiza este processo, que consequências advêm da promoção da igualdade de oportunidades ou da promoção da reprodução e reafirmação das diferenças sociais de origem dos indivíduos e grupos.

O segundo objetivo do processo de socialização na escola é a formação do cidadão para sua intervenção na vida pública, de modo que se possa manter a dinâmica, o equilíbrio nas instituições e as normas de convivência.

Na esfera política, todas as pessoas têm, em princípio, os mesmos direitos; na esfera econômica, no entanto, a primazia não é dos direitos da pessoa, mas os da propriedade. Deve provocar o desenvolvimento de conhecimentos, ideias, atitudes e comportamentos que permitam a incorporação dos indivíduos no mundo civil, no âmbito da liberdade de consumo, de escolha e participação política, da liberdade e responsabilidade da vida familiar.

Assim, a escola transmite e consolida o individualismo, a competitividade, a falta de solidariedade. Assume-se a ideia de que a escola é igual para todos e de que, portanto, cada um chega onde suas capacidades e esforços pessoais lhes permitem. Impõe-se a ideologia aparentemente contraditória do individualismo e do conformismo social.

III) OS MECANISMOS DE SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA

A escola tem sido descrita como um processo de inculcação e doutrinamento ideológico, feito através da transmissão de ideias e mensagens, seleção e organização de conteúdos de aprendizagem.

Os alunos assimilam ideias e conhecimentos que a eles são transmitidos, mas também e principalmente os aprendem como consequência das diversas interações sociais que ocorrem na escola e na aula. Além disso, o conteúdo oficial do currículo, não cala nem estimula os interesses e preocupações vitais da criança e do adolescente.

Eles aprendem esse conteúdo para passar nos exames e esquecer depois, enquanto que a aprendizagem dos mecanismos, estratégias, normas e valores de interação social que lhes possibilitam o êxito pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com