TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crônica sobre a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016

Por:   •  8/5/2016  •  Dissertação  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

        Atualmente, nada mais mete medo a um pobre cidadão que a tal história das olimpíadas de 2016 e a Copa Mundial de 2014. Não há quem não esteja sofrendo reações por conta disso.

        Um amigo, muito meu amigo mesmo, que morava em uma favela próximo ao Maracanã foi removido de sua casa faltando alguns meses para a copa. Para melhorar um tão doloroso estado de coisas, a prefeitura pôs abaixo a maior parte das casas, que chegaram a abrigar mais de 600 famílias, cujo os moradores tiveram de arrumar outro lugar para morar.

A prefeitura dessa cidade tem dessas medidas paradoxais, para os quais chamo a atenção dos governos das grandes cidades do mundo. Falava-se por exemplo na vergonha que era a favela Metrô-Mangueira ali, que tinha fácil acesso para o Maracanã. O governo queria deixar tudo bonito para a Copa – o que fez nossos políticos? Nada mais, nada menos do que isto: a remoção da comunidade para abrir espaço para o Polo Automotivo da Mangueira, um centro comercial que reúne lojas de autopeças e borracharias que já funcionam na região. No entanto, para quem vivia na favela, o motivo da remoção era outro: o Mundial de 2014. Chama-se a atenção para a questões de transporte, saneamento e habitação, imediatamente o governo providencia homenagens com festas e atos de reverência da administração.

        De forma que nosso governo não procura prover as necessidades imediatas dos seus cidadãos, mas as suas superfluidades. [...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com