TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISSERTAÇÃO FILOSÓFICA/SOCIOLÓGIACA SOBRE O FILME TEMPOS MODERNOS

Por:   •  12/11/2015  •  Dissertação  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

DISSERTAÇÃO FILOSÓFICA/SOCIOLÓGIACA SOBRE O FILME:

TEMPOS MODERNOS

Volume I

Taboão da Serra 2015


LUCAS LOPES F.

TRABALHO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Trabalho dissertativo apresentado ao curso de filosofia e sociologia, da escola Tancredo Neves, com a finalidade de complemento de nota do 3 bimestre

Orientador: Nome do Orientador

Volume I

Taboão da Serra 2015


Resumo

Este trabalho tem como intuito observar e interpretar de maneira filosófica e sociológica os assuntos listados como, alienação e ideologia, apresentados no filme Tempos Modernos.


Sumário

1

INTRODUÇÃO  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4

2

DESENVOLVIMENTO  . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

5

3

CONCLUSÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

7

4

REFERÊNCIAS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

8

ANEXOS

9

ANEXO A – INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .....10 

ANEXO B – DESENVOLVIMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. 11

 ANEXO C – CONCLUSÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. ..... 13

 ANEXO D – 4. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ...........14


4

1 Introdução

O filme, escrito, dirigido e estrelado pelo inglês Charlie Spencer Chaplin, é uma comédia dramática, que faz uma forte crítica à vida urbana nos estados unidos pós crise de 29, a vida industrial na época que era feita por forma de linha de montagem, a desigualdade social e ao capitalismo.

Tal crítica ao capitalismo fez com que fosse banido de vários países, inclusive nos Estados Unidos, com o argumento de que seria um filme “socialista”.


5

2 Desenvolvimento

O filme começa com vários homens indo trabalhar em uma fábrica, dentre eles, Carlitos (Charlie), um simples homem, que se distrai facilmente de seu trabalho na linha de produção, onde deve fazer uma ação várias vezes em um determinado tempo, sua função era apertar parafusos. Logo no começo do filme, uns homens apresentam uma máquina ao dono da empresa, a máquina visava reduzir o tempo do almoço dos funcionários, fazendo com que trabalhassem mais, porém ela não funciona e logo é descartada.

Voltando à indústria, Carlitos não aguenta o trabalho pesado e não demora a surtar, é internado num hospital, porém, quando já está curado, é demitido. No instante em que sai do hospital, se depara com um caminhãozinho que deixa cair uma bandei, mas quando ele pega a bandeira para devolver, uma passeata comunista surge atrás dele e ele é preso por equivoco com os policiais achando que ele era o líder.

Em quanto isso acontecia, o filme começa a focar em uma mulher, que se recusa à passar fome, e por isso, rouba comida para dar à seu pai, desempregado, a suas irmãs, também órfãs de mãe e a outras crianças.

Na prisão, após impedir uma fuga de prisioneiros, Carlitos ganha uma cela “de luxo”, e ele começa a fazer amizade com os guardas e passa a gostar de lá; em outro lugar, ao mesmo tempo, manifestantes desempregados, protestam, e em meio à isso, ouve-se um tiro, era o pai da órfã, já morto. . . a justiça decide levar as três irmãs para um orfanato, porém, a mais velha foge e vai morar nas ruas.

Livre, e com uma carta de recomendação escrita pelo comissário, nosso ”herói”, começa a trabalhar em um píer, mas logo nos seus primeiros minutos é despedido, por ser estabanado. Então, decide que deve voltar à prisão. Andando pela rua, é atropelado por nossa antagonista, que acabará de furtar um pão, o policial chega e Carlitos vê sua passagem de volta assumindo a culpa, porém, uma testemunha contesta que não foi o homem, e ele é solto, então decide comer sem pagar para conseguir o que queria, conseguiu, foi preso e, na viatura, reencontra a mulher. a viatura capota e os dois conhecidos fogem.

Já bem longe de tudo, os dois sentam em um jardim e se deparam com um outro casal, que sai da casa para uma despedida, pois o marido foi trabalhar, de primeira vista, o casal caçoou do ocorrido, mas depois imaginaram como seria os dois assim, visto a isso, o protagonista decide trabalhar para garantir o seu futuro sonhado.

Ele arranja um emprego como guarda noturno num shopping, mas na primeira


Capítulo 2. Desenvolvimento

6

noite é assaltado por Big Bill, seu ex colega de indústria e seus comparsas, quando é reconhecido, Big Bill explica que só rouba porque tem fome, eles bebem e o então guarda é preso pela manhã, apos dez dias na prisão novamente, ele encontra Ellen, que tem uma grande surpresa, uma casa, a casa não era muito boa, estava caído aos pedaços, mas já era alguma coisa. Na manhã seguinte, lendo um jornal ele descobre que as fábricas vão reabrir e ele corre para conseguir um emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com