TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversos

Por:   •  31/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Essas são algumas das danças da região norte:

Boi bumba

A dança surgiu no século XVIII, o boi bumba combina com elementos drama, sátira e comedia mostrando a fragilidade de um homem e a forca bruta de um boi, a dança mistura com teatro incorpora a tradição da espanhola e da portuguesa. A historia da dança e a seguinte, um rico fazendeiro tem um boi bonito, que sabe dança. Pai Chico, o trabalhador da fazenda rouba o boi pra satisfazer mulher que esta grávida e sente vontade de comer língua de boi. O fazendeiro manda procura o boi e o encontra ele doente. Os pajés curam a doença e descobre a intenção de pai Chico, o fazendeiro perdoa e celebra saúde do boi com uma grande festa.

Carimbo         

É uma dança de roda o nome se aplica ao tambor utilizado na dança sendo uma das principais fontes rítmica da lambada. Na forma tradicional a dança e a acompanhada por tambores de troco de arvore a finado a fogo. O carimbo é considerado uma dança indígena porem, como diversas outras manifestações culturais brasileira, recebendo outras influenciam principalmente os negros, é famoso pela batida dos tambores instrumentos de cordas como o banjo e também o chocalho.

Marujada

A dança teve inicio por volta do ano 1798 quando a cultura européia atendendo ao pedido de seus escravos permitindo a organização de uma festa religiosa em devoção a São Benedito.

Toadas

É uma dança folclórica, a coreografia tem movimentos de pernas sincronizados tem movimentos de pernas sincronizados com os braços e corpo.

Congadas

É uma manifestação cultural constitui se em um bailado dramático com o canto e a musica que recria a coroação de um rei do Congo.

Sussia

 É caracterizada por musicas agitadas ao som de tambores e cuícas, uma espécie de bailado em que homens e mulheres dançam em círculos.

Camaleão

Dança utiliza pares separados, que fazem uma coreografia com passos distintos chamados de jornadas são duas fileiras de mulher e homem realizando passos, os homens usam fraque de abas, colete, meios longas, gravata e sapato preto as mulheres saias longas meias brancas sapatos e blusas folgadas, a musica que embala os dançarinos utiliza o violão, cavaquinho e rabeca.

Marambiré

Essa dança e considerada a alegria dos negros, ela e caracterizada por uma macha que mescla a religião e o profano é realizada em duplas.

Desfeitera

É constituída de pares que dança de forma livre e os dançarinos devem apenas passar pelo menos uma vez na frente do grupo musical. Caso a banda encerre a musica no momento em que o casal estiver passando, e feita a escolha de um homem ou da mulher pra declamar versos a acaso não consiga tem que pagar prenda ou será desfeitado.            

Cora coralina

Educação física

Danças da região norte

                         Aluno:    Uiana Souza         1ª F

CACOAL-RO

 2016

Introdução

As maiorias das danças do norte são danças de rodas, com vestimentas a caráter com que a musica fala, são acompanhadas por instrumentos como tambores e chocalhos, muitas delas eram a alegrias dos negros e dos índios, muitas dessas danças são folcloristas e varias tem batuque africano são danças, que meche muito o corpo, muitas delas são manifestações culturais.

Conclusão

As danças do norte são a cultura da região são dançadas por índios e pessoas daqui da região tem muitas manifestações de criatividade artística e culturais suas vestimentas são todas as caráter essas danças já fez muito a alegria do povo e dos escravos antigamente.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com