TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Educação Física e os temas transversais nos PCNS: A possível formação do cidadão”

Por:   •  6/12/2018  •  Ensaio  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado de Minas Gerais

Faculdade de Educação

Pedagogia

Educação Física

Professora: Letícia Schneider de Pinho Dias

Alunos: Bárbara Lourenço; Fernando Alvarenga

“Educação Física e os temas transversais nos PCNS:

A possível formação do cidadão”

Em 1997 foi concluído e distribuído pelo MEC os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que constituem em um referencial de conteúdo escolar que deve ser seguido em todo território nacional, garantido a qualidade da educação brasileira. A proposta foi realizada para ser implementada em todas as regiões de forma a ser adaptada segundo as suas necessidades.

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual. Por sua natureza aberta, configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.” (BRASIL, 1997).

A proposta do PCN de Educação Física aborda questões ligadas ao corpo e aspectos socioculturais dos alunos utilizando diversas abordagens, “O ensino da Educação Física possibilita e oportuniza o desenvolvimento da cultura corporal do movimento, através dos jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças” (BRASIL, 1997).

Mediante ao desenvolvimento dessas abordagens, o docente é capaz de contribuir para a formação da vida cidadã dos alunos, uma vez que trabalha a compreensão e as relações interpessoas que serão utilizadas não só no meio acadêmico, mas também na sua vivencia em meio à sociedade.

        Junto com os PCNs surgiram os temas transversais que são temas ligados à realidade social e moral dos educandos. Esses temas têm como objetivo criar uma relação dos saberes acadêmicos e culturais além de proporcionar e facilitar uma interdisciplinaridade, pois através dos temas é possível trabalhar várias disciplinas e saberes dos próprios educandos, saberes que são adquiridos no seu cotidiano e são levados a escola a todo o momento proporcionando uma visão mais realista da cultura em que estão inseridos.  

        

Por tratarem de questões sociais, os Temas Transversais têm natureza diferente das áreas convencionais. Sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para abordá-los. Ao contrário, a problemática dos Temas Transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento. (BRASIL, 1997).

Os temas transversais citados pelos PCNs são: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde e Orientação Sexual.

Dentro da temática ética é proposto que tenha uma reflexão sobre respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade, temas necessário para formação de cidadãos capazes de conviver moralmente em uma sociedade.

a escola realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, condição para a reflexão ética. Para isso foram eleitos como eixos do trabalho quatro blocos de conteúdo: Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade, valores referenciados no princípio da dignidade do ser humano, um dos fundamentos da Constituição brasileira. (BRASIL, 1997).

        Na Pluralidade Cultura a ideia é trabalhar as diversidades culturais em que vivemos a fim de cessar o preconceito e valorizar as diferentes riquezas culturais.

O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural. (BRASIL, 1997).

        Na temática do Meio Ambiente deve procurar conscientizar o educando sobre a importância das questões ambientais e a busca do equilíbrio entre a população e a fauna e flora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com