TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresas Verdes e o Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  20/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Empresas verdes e o Desenvolvimento Sustentável

A sustentabilidade, seja por questões econômicas ou viés políticos, tem se tornado cada vez mais importante nos mercados, e é uma transformação cultural necessária, visto que o crescimento acelerado e o consumismo mundial estão gerando prejuízo que, se continuar nesse ritmo, se tornarão irreversíveis. Ainda de acordo com Vitor Telles, diretor excecutivo de Pecsa “Investir em sustentabilidade é fundamental para a longevidade dos negócios. Crises econômicas são superadas, mas escassez de recursos naturais, como a falta de chuva e de água nos rios, causa um impacto muito maior”.

A partir desse cenário, empresas de diferentes setores e portes estão adotando práticas verdes, visto que a preservação do meio ambiente tem sido mais cobrada pelos consumidores, imprensa e órgãos fiscais. Para adotar uma política verde, é necessário pôr em prática uma série de ações, como reciclagem dos resíduos produzidos pela empresa, descarte ecológico, eliminação de papéis, trocar a forma de abastecimento de energia e outras posturas ecológicas essenciais. Além disso, se a empresa estiver de acordo com alguns requisitos, é possível obter selos de sustentabilidade, que aumentam o valor da empresa e a avaliação do público.

Ainda com relação às práticas necessárias para se tornar uma empresa verde, é fundamental que as empresas adotem as políticas ecológicas sancionadas pela ONU, que são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável visando o crescimento e amadurecimento do planeta em todos os nichos.  De acordo com a ONU, eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

As empresas que adotam posturas ecológicas de maneira responsiva conseguem visualizar, na margem de lucro e na qualidade de vida dos seus funcionários, os efeitos que essa adoção, quando seguida corretamente, traz. Essa adoção é um investimento a longo prazo, e muitas empresas tem tornado isso seu novo foco de negócios, produzindo à partir da sustentabilidade, por exemplo, a Natura.

A Natura, uma empresa brasileira do ramo de cosméticos, é uma das empresas mais sustentáveis do mundo, e em 2020 ficou na 15ª posição no ranking Global 100, da Corporate Knights. Sendo uma referência quando se trata de sustentabilidade e em produzir em cima dessa nova cultura. Em 2017, 84% das matérias-primas utilizadas em seus produtos eram de origem vegetal. Prezando a utilização dos recursos renováveis, a Natura utiliza materiais recicláveis e/ou renováveis nas suas embalagens, para diminuir o impacto na natureza e, ainda consequentemente, essa prática gera mais lucros.

Além das práticas citadas, a Natura desenvolve o Programa Amazônia, em que ela preza a comercialização não-agressiva da natureza, ou seja, adquire seus materiais de comunidades locais, que trabalham em sintonia com o bem-estar do meio ambiente, e ainda impulsiona o comércio local.

Outro programa importante abordar, é o Programa Natura Carbono Neutro que compensa 100% dos poluentes produzidos em toda a cadeia de valor, ou seja, desde a extração da matéria-prima utilizado para a fabricação dos seus produtos,  a produção, distribuição e o descarte pelo usuário final. Este programa, que prioriza o consumo inteligente, atrelando a extração consciente e o aproveitamento da biodiversidade do nosso planeta trazendo um equilíbrio econômico e social, melhora a relação das industrias, comunidades e meio ambiente.

De 2007 a 20013, A Natura reduziu em 33% as emissões de gases de efeito estufa, e a meta é abaixar mais 33% até 2020. Por meio de todas essas ações, fora acumulado mais de 1,2 bilhão em volume de negócios só na Amazônia, de 2010 a 2017, e contribuíram para a conservação de mais de 1,8 milhões de hectares.

Em frequência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, a Natura, também, visa melhorar a condição econômica dos seus funcionários, e segundo o Relatório Anual de 2017, mais de 1,7 milhões de Consultoras de Beleza Natura puderam estar melhorando suas condições econômicas e qualidade de vida por meio dos planos de aumento da geração de riqueza proposto pela empresa, que permitiu elas ganharem 17% a mais em 2017. Associado a isso, a empresa também oferece parcerias com instituições de ensino superior, idiomas, profissionalizantes, entre outras, permitindo o aperfeiçoamento profissional dos seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com