TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte - Nado Sincronizado

Por:   •  17/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

NADO SINCRONIZADO

  1. Definição

O nado sincronizado é a combinação de três elementos, são eles natação, dança e ginástica (Anexo A). Essa é uma modalidade esportiva pois exige força, resistência, flexibilidade, arte, sincronia, precisão e graciosidade além do controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água.

Geralmente, é praticada em grupos de dois ou mais participantes  exclusivamente por mulheres durante uma apresentação ou performance – associada a ideia de arte.

Os nadadores podem ouvir a música mesmo em baixo da água, pois as piscinas possuem alto-falantes especiais que são instalados nas paredes internas da piscina. Os nadadores devem manter os olhos abertos embaixo da água.

O nado sincronizado ganhou status olímpico nos Jogos de Los Angeles 1984. Maria Lenk, que dá nome ao complexo aquático utilizado nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, foi quem introduziu o esporte no Brasil. O nado sincronizado é considerado o esporte aquático mais novo a ser disputado nos Jogos Olímpicos.

  1. Origem

O nado sincronizado teve origem na Europa, no final do século XIX, com demonstrações de habilidades acrobáticas dentro d'água nos intervalos das competições da natação. Considerado atualmente um esporte exclusivo para mulheres, começou a ser praticado por alemães, numa disputa masculina em Berlim, em 1891.

Antes de se converter em esporte, e posteriormente em modalidade olímpica, o nado sincronizado era apresentado em espetáculos aquáticos com acrobacias nos Estados Unidos. Em 1907, a australiana Annette Kellermen tornou-o conhecida, dançando debaixo d'água num tanque de vidro, em Nova York ( Anexo B ).

        No início do século XX, o nado sincronizado era conhecido através da exibição de coreografias aquática, possuindo duas terminologias específicas que o caracterizavam, á saber: a natação sincronizada e o balé aquático.

    O termo "Natação Sincronizada" foi citado pela primeira vez por Norman Ross, na primeira feita mundial de Chicago, em 1934. A divulgação midiática de esportes e eventos que ocorriam em ambiente aquático era crescente, principalmente nos Estados Unidos. Em 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, um grupo americano apresenta-se com figuras novas, sincronizando os movimentos com a música.

        No Brasil, registros encontrados apontam à cidade do Rio de Janeiro como sendo o ponto de partida da modalidade durante a década de 1940. Entre 1942 e 1967, o Nado Sincronizado expandiu-se para três estados brasileiros e se internacionalizou por meio de campeonatos Sul-americanos e Pan Americanos. Em 2003 contavam-se 1121 atletas distribuídas em onze Estados do país. No entanto, a dupla de maior destaque no país em todos os tempos é formada pelas gêmeas Isabela e Carolina de Moraes. Em 2000, na cidade de Sidney, elas ficam na 12ª posição, a melhor de um dueto brasileiro em Jogos Olímpicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (570.3 Kb)   docx (549.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com