TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas Organizacionais

Exames: Estruturas Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Nos dias atuais, devido as crescentes pressões do mercado vimos à necessidade das urgentes melhorias no desempenho financeiro, no aumento de receitas, no corte de custos e no aumento de lucratividade. Por outro lado, vimos nossos concorrentes fortes e novas empresas crescendo no mesmo ramo, representando desafios para obtenção e manutenção de clientes. Este trabalho tem o objetivo de desenvolver o crescimento do Hipermercado procurando reduzir desperdícios, melhorar a qualidade nos serviços prestados, produtos oferecidos e na produtividade dos colaboradores.

1.1 Estrutura funcional dos colaboradores da Hoterdan – Hipermercados.

Presidência;

Diretorias: Financeira (1), Compras (1), Operações (1);

Gerências (7): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1);

Padaria (1); Linha Branca/Marrom (1);; Armarinho e Textil (1),

Açougue e Peixaria (1); Segurança (1).

Total de colaboradores: 156 no total => Financeira (5); Compras (6) e

Operações (145);

Operações - Total de Colaboradores = Mercearia (15); Hortifrutícola (15); Padaria (20); Linha Branca/Marrom (25); Secos e Molhados (20); Armarinho (5); Textil (5), Açougue (15) e Peixaria (10) e Segurança (15).

Com as constantes mudanças no mercado, à diretoria se viu na obrigação de cortar despesas, reduzindo o quadro de funcionários, dessa forma, organizou os setores de modo que pudesse demitir alguns colaboradores sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados, foi também orientado ao direto de compras a começar a comprar com um fornecedor de atacado. Assim, conseguiu os produtos com um menor preço, podendo repassar com um valor muito abaixo da concorrência.

Quando era um supermercado, a gerência focava muito em partes técnicas deixando de lado a parte muito importante que é a gerência. Assim foi necessário orientar os gerentes e diretores para dar mais atenção ao lado gerencial como planejamento, organização e controle na qual antes eram praticamente ignorados. Dessa forma, os lideres não ficam sobrecarregados e terão muito mais tempo para planejar os processos de tomada de decisão. A gerência apenas ira monitorar toda a produção do hipermercado

A tecnologia do hipermercado Hoterdan interage em seu ambiente geral e também em seu ambiente de tarefas, fazendo com que dê muito mais ênfase nas tarefas e na forma de administrar. A estratégia é um dos pontos mais fortes do hipermercado, pois lidam com objetivos capazes de orientar o comportamento da empresa sendo primordial, pois o hipermercado precisa estar preparado com ameaças e oportunidades para assim aplicar seus potenciais.

1.2 Melhorar a eficácia gerencial

Foram feitas palestras motivacionais que farão com que cada gerente possa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com