TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO PARTICIPATIVA E O DEEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II

Por:   •  29/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.805 Palavras (28 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE FEDERALDO PIAUÍ - UFPI[pic 1][pic 2][pic 3]

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

ANTONIO CUNHA E BARROS

GESTÃO PARTICIPATIVA E O DEEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II

BATALHA – PIAUÍ

2015

ANTONIO CUNHA E BARROS

GESTÃO PARTICIPATIVA E O DEEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS  NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II

Artigo apresentado à Banca examinadora da Universidade Federal do Piauí–UFPI, como requisito para obtenção do título de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, sob a orientação da Profª Me. Conceição de Maria Dias da Silva.

BATALHA – PIAUÍ

2015

ANTONIO CUNHA E BARROS

GESTÃO PARTICIPATIVA E O DEEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II

Artigo apresentado à Banca examinadora da Universidade Federal do Piauí–UFPI, como requisito para obtenção do título de graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, sob a orientação da Profª Me. Conceição de Maria Dias da Silva.

Aprovação em: ____/____/2015

Banca Examinadora

__________________________________________________________________

 Conceição de Maria Dias da Silva

(Orientadora)

__________________________________________________________________

 (Avaliadora)

_______________________________________________________________

(Avaliadora)

BATALHA - PI

2015

GESTÃO PARTICIPATIVA E O DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS NA UNIDADE ESCOLAR MAGNO PIRES II[pic 4]

                                                                Antonio Cunha e Barros[1]

 Conceição de Maria Dias da Silva[2]

RESUMO

A presente pesquisa tem caráter qualitativo-exploratório, a qual objetiva conhecer a relação entre a gestão participativa e o desempenho dos funcionários na Unidade Escolar Magno Pires II em Batalha-PI. A pesquisa foi realizada usando uma amostra composta por três funcionários através de uma pesquisa de campo, para a  coleta de dados foi utilizada  entrevista aberta e semi-estruturada. Para fundamentação baseou-se nas teorias de: Lima (2013), Luck (2009), maximiano (2006), Filho (2007), Chiavenato (2008), entre outros. Após a coleta e análise dos dados, constatou-se que, esse modelo de gestão aplicado foi o mais adequado para a realidade da escola, possibilita o envolvimento dos sujeitos do processo no planejamento – diretor, funcionários, alunos e comunidade escolar, estabelecendo relações mais flexíveis e menos autoritárias entre funcionários. Constatou-se, ainda, que melhorou muito o desempenho dos funcionários, assim como, da escola.

Palavras-chave: Gestão Participativa. Desempenho.  Modelo de Gestão

INTRODUÇÃO

A Gestão Participativa surgiu como uma estratégia inovadora e uma vantagem competitiva para o mundo empresarial com a ideia de envolver seus funcionários nos processos para a obtenção de melhores resultados no alcance das metas estabelecidas.

No cenário da educação brasileira esse modelo de gestão veio como uma tentativa de adaptação e fuga dos padrões existentes para a obtenção de eficácia escolar positiva, aprimorar as relações humanas dos envolvidos e de uma melhor qualidade na tomada de decisões.

Com as mudanças provocadas pelas novas instrumentalizações presentes na sociedade conhecimento e da informação surge no ambiente escolar a necessidade de um profissional qualificado para que possa acompanhar de perto o desempenho dos funcionários, auxiliando-os em suas dificuldades no desempenho de sua função, não só por parte do corpo docente e técnico administrativo, mas em toda comunidade escolar. Nesse sentido, a pesquisa busca conhecer a relação entre a gestão participativa e o desempenho dos funcionários da escola.

Considerando que em meados do século XX, o gerenciamento das organizações assim como a tomada de decisões era baseado na previsibilidade com visão de sistema fechado sem preocupação com o ambiente externo, nas certezas absolutas, na padronização contínua, no controle centralizado e na administração racional científica baseada nos modelos da época.

Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo passou por mudanças culturais drásticas, consideráveis. Foi um marco que começou a preocupação notável em racionalizar questionamentos em relação ao comportamento individual, a estrutura familiar, a sexualidade e principalmente as organizações situadas na época. Com o passar dos anos, a evolução do conhecimento e os avanços da tecnologia facilitou o desenvolvimento acelerado da globalização e conseqüentemente tornou o mercado mais complexo e possibilitou o surgimento de novos mecanismos e técnicas novas e inovadoras assim como mais bens e serviços.

Esta evolução também provocou a mudança de ideologias dos modelos vigentes devido à complexidade do ambiente juntamente com a falta de padronização, com as incertezas, a visão sistêmica aberta, a abertura de novos mercados e a imprevisibilidade. Esses modelos existentes até então não foram considerados totalmente ultrapassados, mas serviam apenas como uma base nos seus princípios e ideologias. Conseqüentemente foram criados outros modelos alternativos que melhor se adéquam a realidade encontrada. Um desses modelos foi a Gestão Participativa.

Diante deste contexto, surgiu a seguinte problemática: Como a gestão participativa influencia no desempenho dos funcionários Unidade Escolar Magno Pires II  em Batalha/PI? Outras questões relacionadas ao tema foram elaboradas: Que relação é identificada entre os elementos da gestão participativa?  Qual a influência da gestão participativa no desempenho dos funcionários da escola? Como é feita a análise da relação entre a gestão participativa e o desempenho dos funcionários da escola

 Como se vê, são questões fundamentais para se refletir sobre a gestão participativa e o desempenho dos funcionários na escola. Ademais, é preciso sensibilizar e capacitar os funcionários para desenvolverem ações inovadoras que contribuam para que os funcionários organizem, interpretem, relacionem e contextualizem dados, fatos e fenômenos de qualquer natureza. Portanto, esta pesquisa objetiva conhecer como a gestão participativa influencia no desempenho dos funcionários da Unidade Escolar Magno Pires II em Batalha/PI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)   pdf (380.4 Kb)   docx (68.7 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com