TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LETRA E LITERATURA

Projeto de pesquisa: LETRA E LITERATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

O trabalho será produzido através de pesquisas que permitirão o entendimento da importância de alfabetizar e letrar o aluno, identificando o espaço escolar, importância de conhecer o meio em que vive, reconhecer sua personalidade e produzir atividades que propiciem seu aprendizado.

Também será possível identificar e aplicar as etapas de alfabetização e letramento. Desde a apresentação dos símbolos até o uso de textos.

DESENVOLVIMENTO

A alfabetização, considerada em seu sentido restrito de aquisição da escrita alfabética, ocorre dentro de um processo mais amplo de aprendizagem da língua portuguesa, o letramento em forma através da leitura e buscar notícias laser nos jornais, e interagir, selecionando o que despertar em interesses. E descobrir assim mesmo pela leitura e pela escrita e entende quem agente é “é descobrir

quem podemos ser”.

Então o processo de conhecimento das letras é muito importante, pois sem o conhecimento destes não podemos nos relacionar com as informações constantes no mundo principalmente com um mundo como o que estamos vivendo em que a base de tudo é a informações que na velocidade da tecnologia, não conseguem parar por muito tempo para serem processadas.

etapa 1

Processo de Alfabetização

Na época que me alfabetizei não havia o aprendizado com cartilha; Não houve alfabetização em casa. Fui alfabetizada na educação infantil.

Devido o convívio na sala de aula com as crianças mais velhas fui despertando o interesse pela escrita.

A alfabetização é um processo, não um ponto de chegada. Na verdade, é o ponto de entrada para a educação básica e para a aprendizagem ao longo da Vida. Aprendemos novas maneiras de usar a escrita e a leitura à medida que surgem novas demandas no trabalho, nos estudos em nossa vida pessoal. A alfabetização é um elemento necessário para o uso de novas tecnologias, para aprender novas línguas, para assumir novas responsabilidades e para nos adaptarmos a um ambiente de trabalho em constante evolução. O objetivo final não é a erradicação do analfabetismo, mas permiti que as pessoas aprendessem ao longo da vida por meio do acesso universal à cultura escritas.

passo 2

“Estar alfabetizado é”:

“Um direito que todo cidadão deve ter, é uma autonomia que abre portas ao conhecimento”.

Estar alfabetizado é atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. Segundo Gordon Wells3, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.

A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com