TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL

Por:   •  31/3/2015  •  Dissertação  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


  1. INTRODUÇÃO

Jamais pensei em parar para escrever sobre a importância do processo de industrialização e dos recursos tecnológicos que consequentemente acabam de todas as formas alterando o nosso cotidiano. Confesso que será um exercício bem interessante, à medida que, avaliamos que sem esta mudança, estaríamos com certeza, mergulhados em profundo atraso das mais variadas formas. O processo industrial trouxe um leque de novas alternativas produtivas. Novas metodologias foram sendo incorporadas em função deste processo, mas, limitava-se a introdução de uma tecnologia bem mais reduzida que não atingia todos os setores produtivos.

Com o passar dos anos com o êxodo rural, vimos que seria impossível não intensificar o processo de industrialização em vários outros setores, tendo em vista o crescimento acelerado das grandes metrópoles, com a consequente produção de bens de consumo e serviço para dar conta de toda demanda.

É importante salientar que um dos aspectos principais para o favorecimento deste crescimento industrial se deve em grande parte ao capital gerado na produção cafeeira para a indústria, e a relevante contribuição da mão de obra estrangeira nos processos produtivos. Nesta época, elevados investimentos foram feitos pelo Estado nas ferrovias, portos, e rodovias. Mas, devido ao conflito armado da segunda guerra mundial o Estado Brasileiro, se viu compelido a incrementar o seu parque industrial, já que outros países já não cumpriam mais o que há anos fazia com a produção de bens com referencia a exportação devido também a este confronto já citado anteriormente.

Houve a partir daí a efetiva introdução do Brasil no processo de industrialização, com a inserção de empresas estrangeiras dos diversos segmentos, a saber: automobilística, farmacêutica, eletroeletrônica e química. Ressalta-se aqui que este processo influenciou as grandes descobertas e evoluções tecnológicas na relação do homem com o trabalho. O homem foi coagido a fazer mudanças no seu novo de ser, ver e fazer o mundo em vista das transformações impostas pelo mercado de trabalho em uma velocidade espantosa. É inegável que isto afetou ainda mais aqueles trabalhadores que detinham um grau menor de escolaridade e uma parcela significativa daqueles que estavam fora do mercado de trabalho e não foram capacitados para lidar com inúmeros recursos tecnológicos que aos poucos fazem parte do nosso cotidiano diário. O mercado de trabalho cada vez mais, exigia um trabalhador qualificado para atender as novas demandas com relação à oferta de trabalho. Quem não se qualificava, automaticamente está à margem das oportunidades.

Desde a minha tenra idade procurei sempre aprender coisas novas. Queria a todo custo, ir além. E, isto incluía estar imbuída de novas fontes de recursos que me desse à oportunidade de ter um conhecimento pessoal e profissional a frente do meu tempo. Hoje, sentada em um banco de escola em um ambiente virtual, com quase 47 anos de idade com colegas que posso ser pela minha idade cronológica mãe de algumas, vejo que estou cumprido à meta estabelecida. Almejo nunca parar e aprender sempre mais. Só assim me sinto viva e preparada para as grandes oportunidades que surgirem.  Nesse curso a distância, as aulas propiciaram-me conhecer dentre muitos outros assuntos, noções básicas dos sistemas Operacionais Windows 7 e ubuntu e dos editores de texto Word 2007 e libre office writer respectivamente, além dos recursos dos navegadores de internet Explorer e Mozilla. Foi realmente muito interessante. Normalmente estamos acostumados a “mexer” no computador mais nunca paramos para conhecer realmente suas verdadeiras utilidades e funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com