TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL-UNINTE

CURSO-PÓS-GRADUAÇÃO EM

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA

FRANCISCO SERGIO TOMAZ JÚNIOR

RU: 1505578

O INTERDISCURSO NA MANCHETE PRINCIPAL DA CAPA DA REVISTA VEJA EDIÇÃO 2464

Bacabal

2021

Sumário

  1. JUSTIFICATIVA        4
  2. PROBLEMA        5
  3. HIPÓTESE        5
  4. OBJETIVOS        5
  1. Geral        5
  2. Específicos        5
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5
  1. Análise do discurso        6
  2. Interdiscursividade        6
  3. Enunciação e Enunciado        7
  1. METODOLOGIA        7
  2. CRONOGRAMA        8

REFERÊNCIAS        10

  1. JUSTIFICATIVA

A Análise do Discurso consiste em analisar a estrutura de um texto e, a partir disto, compreender as construções ideológicas presentes no mesmo. O discurso é a construção linguística junto ao contexto social onde o texto se desenvolve. Ou seja, as ideologias presentes em um discurso são diretamente construídas e influenciadas pelo contexto político-social em que o seu autor está inserido. O importante no discurso é buscar construir sentidos, é compreender que o objeto material está submerso num amplo leque de possibilidades de leituras. Assim a Analise de Discurso dá abertura para se estudar não apenas discursos estabilizados, como o político, mas também o discurso do cotidiano.

Este projeto de pesquisa objetiva construir sentidos para a manchete principal de capa da revista veja Edição 2464, de 10 de fevereiro de 2016, a partir da noção da interdiscursividade, descrevendo de que forma o recurso da interdiscursividade contribui para a construção/compreensão do sentido dos enunciados, analisando as condições de produção dos discursos e apresentando os sentidos construídos.

Este projeto justifica-se pela relevância que apresenta para a sociedade, por estudar a contribuição da interdiscursividade para a construção e compreensão do sentido nos enunciados, visto que é preciso entender a linguagem não no que está à tona, mas buscando fazer aflorar os sentidos que nem sempre se mostram evidentes.

Optamos por trabalhar com o discurso porque através do mesmo podemos compreender melhor os enunciados e ir além da intenção que teve o enunciador. O discurso não se mostra pronto e acabado, é construído e interpretado junto ao seu leitor. Assim a compreensão e a interpretação dependem do conhecimento desse leitor já que um discurso dialoga com outro discurso.

O gênero discursivo capa de revista foi escolhido por ser a capa o primeiro elemento de uma revista que o leitor ou possível comprador, tem contato, e uma boa imagem será sempre importante, tendo em vista que poderá prender ou não a atenção do leitor. As capas representam a embalagem das notícias, formando antecipadamente a opinião dos leitores a respeito dos assuntos que serão abordados dentro da revista.

Sendo assim consideramos que a manchete principal de capa da revista Veja Edição 2464 de 10 de fevereiro de 2016 configura-se como um espaço capaz de oferecer diferentes leituras sobre a realidade politica social do país. Sempre com o olhar nos processos discursivos, que constituem condições de produção dos sentidos.

  1. PROBLEMA

A problemática dessa pesquisa é entender como a categoria do interdiscurso contribui para construção do sentido da manchete de capa da revista veja Edição 2462, de 10 de fevereiro de 2016.

  1. HIPÓTESE

A utilização do recurso semiótico da interdiscursividade contribui para a construção/compreensão do sentido dos enunciados.

  1. OBJETIVOS

  1. Geral

Construir sentidos para a manchete principal de capa da revista veja Edição 2462, de 10 de fevereiro de 2016, a partir da noção da interdiscursividade.

  1. Específicos

Analisar as condições de produção de sentidos da manchete principal de capa da revista veja Edição 2462, de 10 de fevereiro de 2016.

Descrever de que forma o recurso semiótico da interdiscursividade contribui  para a construção/compreensão do sentido dos enunciados, da manchete principal de capa da revista veja Edição 2462, de 10 de fevereiro de 2016.

Apresentar os sentidos construídos para a manchete principal de capa da revista veja Edição 2462, de 10 de fevereiro de 2016.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica consiste na revisão de textos, artigos, livros, periódicos, enfim, todo o material pertinente à revisão da literatura que será utilizada. De acordo com Mello (2006, p. 86), “a fundamentação teórica apresentada deve servir de base para a análise e interpretação dos dados coletados na fase de elaboração do relatório final. Dessa forma, os dados apresentados devem ser interpretados à luz das teorias existentes”.

  1. Análise do discurso

A Análise do Discurso surgiu na década de 60 na França, tendo o discurso como objeto de estudo. Michel Pêcheux é tido como um dos precursores da AD francesa, o teórico buscava fornecer uma base teórico-metodológica para o desenvolvimento da AD.

.A análise do discurso francesa procura evidenciar não apenas a relação locutor e sua construção enunciativa, mas também a relação linguagem – pensamento – mundo como um processo heterogêneo.

A Análise do Discurso visa fazer compreender como os objetos simbólicos produzem sentidos, analisando assim os próprios gestos de interpretação que ela considera como atos no domínio simbólico, pois eles intervêm no real do sentido. A Análise do Discurso não estaciona na interpretação, trabalha seus limites, seus mecanismos, como parte dos processos de significação Orlandi (2005, p. 26).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com