TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Por:   •  20/3/2020  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO A

Sim, é perceptível todos os avanços que já houve no ensino da língua portuguesa , pois durante muito tempo, o ensino da língua portuguesa se concentrou em duas tarefas: a inculcação de um modelo de língua “certa" e a transmissão de conceitos de definição da tradicional gramática. Hoje o professor tornou-se mediador do conhecimento auxiliando os educando na obtenção de conhecimento de forma que o próprio aluno seja o protagonista da sua aprendizagem , tornando -se um indivíduo mais crítico e participativo em uma sociedade através da educação, podendo assim promover mudanças significativas no meio em que está inserido

O professor deve promover discussões com intencionalidade de fazerem os alunos a participarem das aulas , para isso é preciso que busque estratégias que chame a atenção do alunado , seja por meio de uma leitura de um texto , uma notícia que está circulando nos meios de comunicação, historias em quadrinhos , Gibis, ou simplesmente conversas sobre seu cotidiano de maneira que eles se sinta a vontade em expor seus questionamentos. O professor também utilização de musicas , teatro , pois tais atividades são bastante interessante e ainda trabalha a questão da interação ou simplesmente trabalhar a leitura do dia onde cada aluno será responsável por ler um texto de sua escolha no dia determinado pelo o educador .

QUESTAO B

ESCOLA: instituto Santa Juliana

TURMA:8

PROFESSOR(A): jakilene

TEMA (ASSUNTO) TRABALHADO:

Artigo de opinião

OBJETIVO GERAL:

Conhecer o gênero artigo de opinião

OBJETIVO(S) ESPECÍFICO(S)

Pesquisar diferentes artigos de opinião

DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA:

A sala será organizada em círculo, permitindo que os alunos possam ficar à vontade e logo em seguida será feita uma explicação do que se trata uma artigo de opinião Em seguida será proposto um debate na turma, dividindo a classe em dois grupos onde um será a favor e o outro contra uma questão polêmica, como por exemplo a pena de morte , proporcionando a exposição de suas ideias e praticando o gênero artigo de opinião. O professor expõe na lousa os argumentos e depois analisa com os estudantes o grupo que melhor argumentou e defendeu seu ponto de vista.

RECURSOS:

Diferentes tipos de artigo de opinião impressos

Folhas A4

Caneta

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASILESCOLA . Artigo de opinião . Disponível em: https://www.google.com/amp/s/m.educador.brasilescola.uol.com.br/amp/estrategias-ensino/sequencia-didatica-para-ensino-genero-textual-artigo-opiniao.htm. Acesso em: 15 mar. 2020.

PRATICANDO GÊNEROS TEXTUAI. Sequencia didatica . Disponível em: http://praticandogenerostextuaisnaescola.blogspot.com/p/sequencia-didatica-genero-artigo-de.html?m=1. Acesso em: 15 mar. 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com