TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Estagio

Por:   •  12/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

1-INTRODUÇÃO

O Estagio de gestão escolar formal e informal é de suma importância para futuros profissionais da área da educação pedagógica, pois visa uma interação entre teoria e pratica fazendo com que acadêmico vivencie a verdadeira realidade das escolas.

Ao participar das atividades de estágio de gestão escolar temos a oportunidade de analisar o dia a dia da equipe gestora da instituição, e seus desafios e metas, além da leitura e análise do Projeto Político Pedagógico-PPP e se o mesmo vem sendo aplicado como descrito. O estágio supervisionado foi realizado no período de  na Escola Municipal de Ensino fundamental Deputado Abel Figueiredo. Pelos acadêmicos da segunda Licenciatura em pedagogia: Ana Flávia Costa Braga, Trindade Lopes, Marcelo e Edivani.

Objetivo do estágio supervisionado – gestão escolar: formal e informal é proporcionar ao acadêmico uma análise por meio da observação da gestão escolar (diretor, vice diretor e coordenador pedagógico) proporcionando experiências e aproximação entre as teorias estudadas e a pratica vivenciada dentro da escola. Fazendo com que acadêmico tenha autonomia e criticidade na pespequitiva de uma gestão democrática. Visto que um gestor diretor assume várias funções de natureza pedagógica e administrativa dentre as principais funções esta administrar recursos financeiros e materiais da escola e harmonizar relações entre corpo docente, pais e alunos.

O objetivo do presente relatório é descrever toda a experiência adquirida através do estágio enfatizando a rotina da administração da escola.

O estágio supervisionado em gestão escolar é de uma importância impar para o acadêmico de pedagogia sendo a gestão uma das áreas de atuação dentre outras varias do profissional pedagogo, sendo fundamental que acadêmico vivencie essa experiência. “A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão para educação básica será feita em curso de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação [...]” (BRASIL,1996,Art.64).

Metodologia utilizada no presente estagio foi a observação  de todo ambiente escolar enfatizando  a equipe gestora, bem como foi realizado varios questionamentos e diálogos, e analise do PPP.

2-ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DEPUTADO ABEL FIGUEIREDO

O Estágio Supervisionado – Gestão Escolar: Formal e Informal foi realizado na instituição Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Abel Figueiredo situada à rua 15 de novembro número 191, no bairro Cidade Nova, CEP 68420000 localizada na cidade de Mocajuba no estado Pará. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone ( ) ______ e do e-mail ________. A instituição realiza um trabalho voltado para o Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano, e com as modalidades da Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos(EJA)  A instituição atende a um total de 766 pessoas. O estágio foi realizado no período de ___ de _____ de ____ a ___ de ____ de _____

no período ____.

Por meio de analise do Projeto Político Pedagógico e diálogos com a coordenação pedagógica foi observado que a escola parte de princípios de que educação é fundamental à formação do ser humano, mas para que isso se efetive se faz necessário considerar todo o contexto que envolva esse processo educacional, construindo um perfil pedagógico que configure sua identificação com a participação dos segmentos para de uma forma dialógica assegurar compromissos em relação à proposta pedagógica dessa instituição.

A unidade educativa  encontram-se pautada com a participação de sua comunidade escolar; de maneira organizada e compromissada, envolver nesse processo educacional a reflexão sobre, sua missão, seus objetivos, seus compromissos sociais e políticos, definidos com a participação de todos os personagens envolvidos: professores, alunos, pais, diretores, funcionários de modo geral e conselho escolar, sempre em busca de metas comuns de ações e intervenções na realidade da escola, traduzindo a vontade de projetar mudanças com o intuito de inovar a prática pedagógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com