TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exemplo de Resenha

Por:   •  24/5/2022  •  Resenha  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

UM POEMA, DOIS CONTEXTOS

Universidade do Estado de Minas Gerais

Ingrid Emanuele Albano Ferreira

Sara Dias Luciano

O artigo cientifico de título: “A economia no meio do caminho: mineração e endividamento no Drummond da década perdida”, foi feito pelo autor Sérgio Luiz Gusmão Gimenes Romero, docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, é também doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. É graduado em Letras e mestre em Estudos Literários pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara — UNESP. O artigo a que se refere foi publicado en línea, entre as páginas 127 a 151 no ano de 2020.

O artigo " a economia no meio do caminho: mineração e endividamento Drummond da década perdida" analisa o encontro da literatura e economia no poema "Lira Itabirana" do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, escrito em 1983. Porém, o poema só ganhou notoriedade, após a ocorrência das duas maiores tragédias ambientais já vistas no Brasil, o rompimento das barragens de rejeitos nos anos de 2015 e 2019 no estado de Minas Gerais. O poema citado acima relaciona "à crise econômica e ao endividamento do Estado brasileiro durante a ditadura civil militar que vigorou por duas décadas no país".

O poeta, considerado um dos maiores do século XX, buscou incorporar de maneira referencial uma voracidade característica criativa que faz da sua obra um complexo de influxos e insumos constantemente recombinados e reelaborados ad infinitum.

O questionamento do trabalho consiste analisar a interligação entre a economia e a literatura, algo que não é comum no âmbito literário, precisamente, nós estudos que se curvam na poesia na América Latina. Os autores que se destacaram no estudo da economia e literatura foram, economista suíço Hans Christoph Binswanger, e o crítico canadense Marc Shell, no âmbito nacional se sobressaiu o economista Gustavo H. de Barroso Franco, o qual, sob uma perspectiva de matiz liberal, já publicou estudos importantes sobre aspectos econômicos presentes nas obras de Fernando Pessoa, Machado de Assis e William Shakespeare.

Com efeito, o percurso crítico que se apresenta — em um esforço metodológico de apreender uma fração das confluências e dos influxos poéticos, históricos e socioeconômicos que se cruzam no âmago de nossa identidade cultural — pode contribuir, sob a perspectiva aqui sustentada, para desvelar aspectos ainda pouco nítidos do universo da poesia latino-americana.

O rompimento das barragens no estado de Minas Gerais, ocorridas nos anos de 2015 e 2019, contribuíram para a popularização do até então desconhecido poema Lira Itabirana. O texto facilmente pode ser associado às catástrofes ocorridas nas cidades de Mariana e Brumadinho, com versos que fazem alusão às tragédias que viriam a acontecer anos mais tarde. O poema foi escrito durante a chamada década perdida, período marcado pela estagnação económica, inflação e crise social.

Após o golpe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com