TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Comunicação e Stakeholders em Projetos

Por:   •  28/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento de Comunicação e Stakeholders em Projetos

Módulo: 01 ao 04

Aluno: Eduardo Pereira Martins

Turma: 05

Tarefa: Plano de gerenciamento de stakeholders do Projeto de implementação do Parque de Ciências do Estado do Pará

Introdução

Diante das constantes mudanças que acontecem diariamente em nossas organizações, a capacidade de comunicação é uma das principais competências necessárias para o êxito de qualquer tarefa.

Para o sucesso desse projeto, a comunicação por parte do Gerente de Projetos será um fator crítico de sucesso, pois tudo que ele faz requer comunicação. Sem tal competência, esse profissional será incapaz de promover o engajamento das partes interessadas (Stakeholderes), prejudicando assim o resultado do projeto.

Diante disso, o fito desse trabalho é identificar e classificar os stakeholders que estão relacionados no case proposto, essa análise ocorrerá conforme suas expectativas e objetivos, assim como, os papéis exercidos, engajamento, poder de influência e interesses em relação ao projeto de criação do Parque de ciências do Estado do Pará.

Também será gerado um plano de gerenciamento de comunicação através do registro destes stakeholders.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para realização do projeto, tendo como foco principal o gerenciamento de stakeholders

Atendendo as peculiaridades de cada envolvido no projeto, foi necessário realizar o mapeamento dos stakeholders. Deste modo, classifiquei o poder de decisão e o posicionamento no projeto de criação do Parque de ciências do Estado do Pará.  A categorização foi realizada através da correlação dos atributos de urgência, poder e legitimidade, utilizando o modelo de saliência de Ronald Mitchell e confrontei poder e influência pelo método de análise dos quadrantes, estabelecendo assim, a melhor estratégia de abordagem de relacionamento para garantir o comprometimento desses stakeholders.

Para garantir o nível desejado de engajamento dos stakeholders, foi necessária a elaboração do plano de comunicação do Projeto de criação do Parque de Ciência. A finalidade do plano é definir a melhor estratégia de comunicação para cada parte interessada.

Segue anexo a matriz de registro dos stakeholders que foi desenvolvida na planilha “Registro de Stakeholders.xls”.

Nome

Documento

Registro e plano de comunicação de stakeholders

[pic 2]

Considerações finais

Analisar o case do projeto de implementação do Parque de ciências confirmou que é possível aplicar os conceitos de gestão dos stakeholders para entrega de um projeto. Ao mapear e classificar cada parte envolvida no projeto foi possível estruturar de forma assertiva um plano de gerenciamento de comunicação, e assim, elevar o nível de satisfação dos stakeholders.

Referências bibliográficas

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

Institute,P.M. (2017). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. Guia PMBOK 6. Ed. Pensilvânia, EUA.

FABRA, Marcantonio, Gerenciamento de Comunicação e Stakeholders em Projetos, FGV

https://artia.com/blog/a-importancia-da-comunicacao-na-gestao-de-projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (781.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com